logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Prefeito de Maceió, JHC, lança Programa Operação Trabalho para capacitar cidadãos maceioenses e reinseri-los no mercado.

COMPARTILHE

Decreto regulamenta Programa Operação Trabalho. Foto: Secom Maceió

O prefeito de Maceió, JHC, deu um importante passo nesta quarta-feira (13) ao assinar o decreto que regulamenta o Programa Operação Trabalho – Projeto Subprefeituras. Este projeto tem como principal objetivo articular ações do Poder Público Municipal para capacitar cidadãos maceioenses e promover a reinserção deles no mercado de trabalho.

As diretrizes para o programa já estão em vigor desde a sua publicação no Diário Oficial do Município. De acordo com o decreto, pessoas com potencial de trabalho e idade entre 18 e 59 anos, residentes na capital, poderão ser beneficiadas por esta iniciativa inovadora. Estes cidadãos poderão atuar em diversas áreas, como atendimento ao público, reparos, manutenção, serviços gerais e atividades de atendimento nas portarias, além de serem atendentes em outros setores pertencentes aos prédios públicos.

Os selecionados terão uma jornada de trabalho de seis horas diárias, sendo 80% destinadas às atividades laborais e 20% aos cursos de capacitação. Além disso, todos serão remunerados com um salário mínimo mensal e terão direito a auxílio transporte, apoio logístico e instruções específicas sobre o mercado de trabalho.

Este projeto visa a inserção social e produtiva dos cidadãos em situação de vulnerabilidade social, assim como oferecer atividades de manutenção, zeladoria, serviços gerais, copeiros, porteiros e atendentes das Subprefeituras Municipais. Além disso, busca estimular a participação direta dos cidadãos e da sociedade civil na conservação, manutenção e atendimento nos espaços públicos.

Com a regulamentação em vigor, o próximo passo será a formação de um comitê com representantes das secretarias municipais de Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária e Infraestrutura, sob a coordenação da Secretaria de Governo e de Subprefeituras. Este grupo será responsável por definir o cronograma de atividades do programa, o número de participantes a serem selecionados, os locais de realização das atividades práticas e os cursos práticos e teóricos que serão ministrados.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade