O Plano Diretor da Moda (PDM) tem como principais objetivos favorecer o alcance do público às tendências do setor, movimentar o eixo de produção cultural e design no Nordeste, garantir que as ações propostas pela instituição estejam em sintonia com as necessidades e oportunidades estratégicas e promover maior assertividade nas ofertas educacionais da Moda. Para que tais ações se materializem, profissionais do Senac imergiram em grandes players do mercado por meio da Missão Conexões SP Moda, atividade essa realizada pela Escola de Empreendedores.
Durante cinco dias de imersão na cidade de São Paulo, o grupo teve a oportunidade de visitar importantes instituições e empresas do setor de moda. O primeiro dia da Missão começou com um “Check-in de Experiências” no Hotel Intercity Paulista, onde foi apresentado todo o itinerário e alinhamento das atividades. Entre as atividades programadas estavam visitas técnicas e o Fórum Elos do Conhecimento.
No dia 16 de outubro, o grupo teve a oportunidade de conhecer o Instituto C&A pela manhã e a empresa Focus Têxtil durante a tarde. Ambas as instituições possuem grande importância na relação da moda com os meios sociais e industriais, proporcionando uma visão abrangente da cadeia produtiva da moda.
No terceiro dia, o grupo participou de forma exclusiva do Fórum Elos do Conhecimento – MODA. Esse evento buscou conectar profissionais e fomentar o desenvolvimento de insights que pudessem maximizar práticas positivas nos participantes. Além disso, o fórum foi um espaço de networking e intercâmbio de aprendizados. O evento foi realizado no Museu A CASA e contou com a participação de palestrantes renomados, como Rafael Morais, Diretor Executivo, e Ana Sudano, Coordenadora Criativa e de Conteúdo do Brasil Eco Fashion Week (BEFW). Os palestrantes destacaram a importância da sustentabilidade na moda e discutiram as demandas do mercado por profissionais e práticas educacionais.
Na tarde desse mesmo dia, o grupo teve a oportunidade de conhecer a empresa Shoulder, que se destacou no mercado ao trazer para todo o Brasil o atendimento aos novos nichos mercadológicos. A empresa mostrou como conseguiu se estruturar e se adaptar às demandas do mercado.
No dia seguinte, o grupo visitou a Faculdade Santa Marcelina, considerada a maior referência educacional no setor da moda. A instituição foi responsável por implantar o primeiro curso da área no Brasil. Durante a visita, a líder do Plano Diretor, Daniele Caldas, palestrou para alunos e professores sobre as práticas desenvolvidas pelo Senac Ceará.
Logo em seguida, todos os participantes puderam fazer uma imersão no Denim City, que é conhecido por sua metodologia inovadora e por fortalecer e promover a cadeia do jeans na Europa e no Brasil.
Essa edição da Missão Conexões SP Moda teve como principal objetivo apresentar possibilidades de aproximação da instituição com ambientes promotores de inovação e empreendedorismo. Além disso, buscou-se mostrar as inúmeras possibilidades da educação inovadora para a cadeia da moda. Através dessa imersão, foi possível fomentar novas relações mercadológicas e projetos que promovam o Senac a nível Nordeste em parceria com outras grandes marcas.
Fonte: SENAC