logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Pessoas em situação de rua participam de ação de cidadania

COMPARTILHE

O  Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua é comemorado no próximo sábado (19), mas a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) preparou uma grande ação já nesta sexta-feira (18), na Praça Marcílio Dias, no Jaraguá,  oferecendo diversos serviços da Prefeitura de Maceió e da Defensoria Pública de Alagoas para as pessoas em situação de rua da capital.

De acordo com a coordenadora-geral dos Centros POP, Darlany Vieira, o evento foi pensando para promover a cidadania e lembrar do Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua. “Levamos serviços nas áreas de assistência social,  saúde, direitos e beleza.  Também oferecemos uma almoço especial para todos. Esse tipo de ação alcança os usuários que ainda estão distante dos seus direitos. Conseguimos fazer isso hoje para mais de 200 pessoas”, ressaltou.

A Semdes ofertou os serviços do Cadastro Único e corte de cabelo. As equipes dos Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) e do Serviço de Abordagem Social (Seas) da Semas também atenderam os usuários que compareceram ao local.

Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fez testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatite e deu orientações aos usuários. A Defensoria Pública de Alagoas também levou informações para as pessoas em situação de rua que participaram da ação e realizou encaminhamentos  com o Expresso da Cidadania.

Carlos Alberto foi solicitar a segunda via de documentos.Foto: Allan César/Secom Maceió
Carlos Alberto foi solicitar a segunda via de documentos.Foto: Allan César/Secom Maceió

Carlos Alberto Gomes é usuário do Centro POP 2, no bairro da Levada. Ele descreveu como foi participar da ação. “Aproveitei para tirar a segunda via dos meus documentos que foram roubados. Só tenho agradecer a Semdes por essa ação e por ser tão bem acolhido no Centro POP. Lá, os profissionais sempre nos recebem muito bem”, disse.

E para aumentar autoestima dos usuários, cabeleireiros também fizeram cortes de cabelo e escova oferecidos pela Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc).

O evento também contou com apresentações culturais do Grupo de Teatro Gigante Rua, sob a  direção de Dinah Ferreira; do Grupo Percussivo Som da Rua e do Movimento de População em Situação de Rua e Coco de Roda.

Durante a ação também foi servido um almoço para aqueles que procuraram os serviços.

Evento contou com apresentações culturais. Foto: Allan César/Secom Maceió
Evento contou com apresentações culturais. Foto: Allan César/Secom Maceió

Segundo o representante do Movimento Nacional da População em Situação de Rua, Rafael Machado, o objetivo da atividade é fazer com que as políticas públicas cheguem à população que vive nas ruas. “Foi um dia de cidadania para pessoas em situação de rua, de efetivação de direitos. Desfrutamos o que é nosso por direito. Agradecemos a Prefeitura de Maceió por nos proporcionar um momento como esse, de confraternização, para mostrar a luta da população em situação de rua”, destacou.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, a iniciativa também serviu para a chamar atenção para os serviços de promoção de direitos, inclusão social e acessibilidade, que são disponibilizados pelo Município. “Queremos sempre trabalhar para garantir os direitos de quem mais precisa. É a gestão do prefeito JHC acolhendo os mais vulneráveis”, pontuou.

História

O  Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, é comemorado no dia 19 de agosto,  em memória ao “Massacre da Sé”, em 2004, quando sete pessoas foram assassinadas e oito ficaram gravemente feridas, enquanto dormiam na região da Praça da Sé, capital paulista. Tal fato desencadeou a mobilização de grupos da população em situação de rua para construir o Movimento Nacional da População de Rua, em uma contínua luta pela garantia de direitos.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade