O Passe Livre estudantil é considerado um dos grandes avanços da gestão de Maceió no que diz respeito ao transporte público. Essa medida tem proporcionado inúmeros benefícios aos alunos das redes pública e particular, permitindo que eles se desloquem nos ônibus sem precisar pagar passagem. O compromisso de implementar o Passe Livre foi assumido pelo prefeito JHC e colocado em prática ainda em 2021, inicialmente para estudantes de Maceió, mas posteriormente ampliado para os alunos residentes na Capital que estudam na Região Metropolitana.
Desde a sua implementação, o número de embarques tem aumentado significativamente. Em 2023, foram registrados mais de 10,5 milhões de embarques, o que representa 186 vezes o número de matrículas na rede municipal de Maceió, que foi de 54.200 alunos no mesmo ano. No ano anterior, em 2022, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) registrou 8.612.299 milhões de usos do Passe Livre.
Segundo Catarina Tenório, estudante de Jornalismo da UFAL, o Passe Livre com o cartão Vamu Escolar é um avanço enorme para os estudantes. Eles têm direito a 44 embarques garantidos pela Prefeitura todos os meses e, mesmo quando esses embarques são utilizados, é possível recarregar o cartão e pagar meia para o acesso. Para ela, essa medida é um dos grandes avanços feitos pelo prefeito JHC até agora.
Além disso, o Passe Livre também tem gerado economia para os estudantes. Os usuários do Vamu Escolar já economizaram mais de R$ 18,8 milhões até novembro de 2023. Ao longo do ano de 2022, a economia foi de R$ 14,4 milhões. Milena Medeiros, outra aluna da UFAL, destaca a importância desse programa, já que ela mora distante da instituição e pode utilizar a gratuidade para se locomover para as aulas e também para eventos na cidade.
André Costa, diretor-presidente do DMTT, ressalta a importância do Passe Livre para a inclusão dos estudantes. Ele afirma que essa medida tem um valor econômico para as famílias, mas também é inclusiva, pois possibilita que os alunos frequentem suas escolas e faculdades, participem de eventos e busquem um futuro melhor.
O Passe Livre estudantil em Maceió tem se mostrado uma iniciativa positiva, que beneficia os estudantes e contribui para uma maior inclusão e mobilidade na cidade. Com o aumento do número de embarques e a economia gerada para os estudantes, é evidente que essa medida tem sido bem-sucedida e tem impactado positivamente a vida dos jovens alagoanos.