Pagar o IPTU de Maceió em dia é uma ação de extrema importância para os cidadãos e para a gestão pública, pois garante a melhoria dos serviços oferecidos nas escolas municipais, unidades de saúde e também na infraestrutura urbana. Além disso, o pagamento do imposto possibilita a realização de obras que impactam positivamente a vida das pessoas.
O IPTU é um tributo fiscal estabelecido pela Constituição Federal de 1988, e tem como objetivo principal a obtenção de recursos financeiros para investimentos em áreas essenciais da administração municipal, como saúde pública, iluminação, limpeza urbana e obras de urbanismo. Dessa forma, quando as ruas são pavimentadas e drenadas na cidade, é possível afirmar que o dinheiro arrecadado com o IPTU está sendo utilizado para esse propósito.
O secretário municipal de Fazenda, João Felipe Borges, destaca que o valor arrecadado com o IPTU é utilizado para investir em projetos e medidas que beneficiam a todos. Portanto, manter o pagamento regularizado é um ato de cidadania e contribui para o bem-estar de toda a população.
De acordo com a Constituição Federal, no mínimo 15% do valor arrecadado com o IPTU deve ser destinado à saúde e 25% à educação. Essa destinação garante uma maior assistência por parte do poder público, impactando de forma positiva as comunidades.
O IPTU é cobrado anualmente e pode ser pago em cota única, com desconto, ou parcelado. Neste ano, a Prefeitura de Maceió está oferecendo a oportunidade de quitar o tributo com 15% de desconto até o dia 31 de janeiro.
Graças aos valores arrecadados pelo imposto predial, diversas ações puderam ser executadas em 2023. Um exemplo disso são as obras de contenção na orla marítima, que evitam a erosão e o avanço do mar. Essas construções, baseadas em tecnologia holandesa, estão presentes em diferentes pontos da cidade, como Pontal da Barra, Praia do Sobral, Jacarecica e Jatiúca.
Além disso, a prefeitura também investiu na drenagem, pavimentação asfáltica e proteção de encostas na Grota do Andraújo, no bairro do Riacho Doce, levando mais segurança e qualidade de vida para os moradores.
Outro destaque são as melhorias na iluminação pública, que além de proporcionarem um visual mais agradável, também garantem mais segurança para a população. As obras realizadas na região do Murilópolis e na Avenida Tomás Espíndola são exemplos disso.
E para melhorar a mobilidade urbana, a gestão do prefeito JHC retomou a construção da ponte da Santa Lúcia, aplicando recursos na redução do congestionamento entre as avenidas Durval de Góes Monteiro e Menino Marcelo.
Portanto, o pagamento do IPTU é fundamental para garantir melhorias na cidade de Maceió e proporcionar uma melhor qualidade de vida para todos os cidadãos. É um ato de cidadania e de respeito à gestão pública, que traz benefícios diretos para a população.