logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Operação “Veículos Abandonados” remove quatro carros de vias públicas em Maceió, melhorando mobilidade urbana na Capital.

COMPARTILHE

Ação na Pitanquinha teve três remoções. Foto: DMTT

Na manhã da última sexta-feira (26), agentes do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió realizaram a remoção de quatro veículos com características de abandono nos bairros Jatiúca e Pitanguinha. Essa ação faz parte da 8ª fase da operação “Veículos Abandonados”, que já retirou um total de 43 automóveis das vias públicas da capital alagoana.

O objetivo principal dessa operação é desobstruir as vias públicas, melhorando assim a mobilidade urbana e facilitando o acesso dos moradores às suas residências, além de otimizar o tráfego do transporte público. Os agentes de trânsito do Grupamento de Pronta Resposta (GPROR) da Diretoria de Policiamento Viário (DPOL) atuaram na remoção dos veículos, priorizando as demandas da população local.

Na Rua José Luiz Calazans, na Jatiúca, uma Van abandonada há mais de um ano foi removida após vistoria dos agentes. Já na Pitanguinha, na Rua Mário Lôbo, três automóveis foram retirados após denúncias de moradores e usuários do transporte público sobre a obstrução da mobilidade na região.

O coordenador do GPROR, Nicolas Albuquerque, destacou a importância do trabalho desenvolvido pela operação: “É um trabalho que estamos desenvolvendo para dar cada vez mais condições para que o trânsito flua. Atendemos nessas demandas a pedidos da população. São carros que obstruem a entrada de veículos em seus imóveis, atrapalham a circulação e as manobras feitas por ônibus, causando diversos transtornos”.

Além de melhorar a mobilidade urbana, a remoção de veículos abandonados também contribui para questões de saúde e segurança pública. O diretor-presidente do DMTT, André Costa, ressaltou que esses veículos podem ser pontos de acúmulo de água, favorecendo a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue. Além disso, em alguns casos, esses veículos podem ser utilizados como esconderijos para prática de crimes e consumo de drogas.

Para denunciar casos de abandono de veículos, a população pode entrar em contato com o DMTT através do número 118, disponível de segunda a sexta-feira das 7h às 19h, ou pelo telefone (82) 3312-5340, que atende 24 horas. Outra opção é utilizar o aplicativo DMTT Maceió – NOI Cidadão. Após a denúncia, equipes de fiscalização serão acionadas para verificar a situação no local.