logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Operação Línguas Sujas revela transbordo de esgoto da BRK em galeria de águas pluviais

COMPARTILHE

A operação Línguas Sujas, realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), flagrou uma situação preocupante nesta quarta-feira (3) em Maceió. Foi identificado um transbordo de esgoto de uma rede de saneamento da BRK, sendo despejado em uma galeria de drenagem que leva água da chuva em direção ao mar da Jatiúca.

Essa infração ambiental resultou na autuação da empresa pela Prefeitura de Maceió, que também notificou a BRK para realizar os devidos reparos e solucionar o problema. O transbordo foi observado através de uma boca de lobo instalada na calçada de um prédio residencial na Avenida Álvaro Otacílio. Os técnicos da Semurb e Seminfra constataram que a rede coletora de esgoto da BRK estava completamente obstruída, fazendo com que os resíduos fossem direcionados para a calçada.

Dessa forma, o líquido contaminado, composto por gorduras, plásticos e esgoto, estava sendo levado para a linha d’água e posteriormente transportado para a galeria de águas pluviais da região. O coordenador de Drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas, explicou que o despejo do material da rede coletora de esgoto diretamente no mar, através da rede de drenagem, caracteriza uma grave infração ambiental, já que a galeria foi projetada apenas para escoar a água da chuva para o mar naquela área.

Além desse incidente, a operação Línguas Sujas também flagrou um lançamento irregular de esgoto no Centro de Maceió, saindo de um condomínio no bairro Farol e caindo na rede de águas pluviais. A construtora responsável pelo empreendimento será multada e notificada para corrigir a irregularidade.

A ação coordenada pela Seminfra e pela Semurb visa identificar e fechar ligações clandestinas de esgoto na cidade, de acordo com o Código Municipal de Meio Ambiente. Desde o início da operação, 168 ligações irregulares já foram desativadas. A Prefeitura de Maceió solicita o apoio da população para denunciar casos de ligações clandestinas de esgoto, que podem ser reportados através do telefone 156 ou pelo aplicativo Colab.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade