Nesta quinta-feira (21), a Secretaria da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc) promove um mutirão com mais de 300 vagas Inclusivas do trabalho, entre às 8h e 13h, no Centro Universitário de Maceió (Unima), antigo Centro Universitário Tiradentes, na Avenida Gustavo Paiva, em Cruz das Almas. Para ter acesso aos serviços, o interessado deve portar os seus documentos pessoais.
A iniciativa, que é uma parceria entre o Tribunal Regional do Trabalho de Alagoas (TRT-AL), Ministério Público do Trabalho de Alagoas (MPT-AL) e a Secretaria do Estado da Cidadania e Pessoa com Deficiência, tem o objetivo de gerar a inclusão de Pessoas Com Deficiência (PCDs) no mercado de trabalho, conforme estabelecido pela Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência (Lei nº 8.213/91).
Além das vagas de emprego, também serão oferecidos serviços de Emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), Censo Estadual da Pessoa com Deficiência, Orientação sobre Carteira de Trabalho Digital, Orientação do INSS sobre o beneficio de prestação continuada, Apoio nas entrevistas das entidades representativas da pessoa com deficiência.
A ação visa ampliar as oportunidades de trabalho para as pessoas com deficiência, promovendo a inclusão e a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho. A Lei de Cotas para Pessoas com Deficiência estabelece que empresas com mais de 100 funcionários devem reservar uma porcentagem de suas vagas para pessoas com deficiência. Essa medida busca garantir a inclusão social e o acesso ao trabalho para esse grupo, que muitas vezes enfrenta barreiras e discriminação no mercado de trabalho.
Nesse mutirão, os interessados terão a oportunidade de se candidatar a diversas vagas de emprego, de acordo com seu perfil e habilidades. Além disso, poderão contar com diversos serviços para auxiliá-los na busca por emprego, como orientação sobre a Carteira de Trabalho Digital e apoio nas entrevistas.
A emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) também estará disponível, proporcionando um documento que comprova a condição de autismo e pode facilitar o acesso a benefícios e direitos específicos.
É importante destacar que a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho é fundamental para a construção de uma sociedade mais igualitária e inclusiva. A diversidade é um valor que deve ser reconhecido e valorizado, e é papel do poder público e das empresas promover a inclusão e garantir oportunidades para todos.
Portanto, essa iniciativa promovida pela Semuc, TRT-AL, MPT-AL e Secretaria do Estado da Cidadania e Pessoa com Deficiência é de extrema importância, pois contribui para a efetivação dos direitos das pessoas com deficiência e para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.