A moradora da grota do Estrondo, na Pitanguinha, Michele Ferreira, passou por uma transformação significativa após ser vítima de violência doméstica. Com dois filhos, um menino de seis anos e uma menina de cinco, ela relembra as agressões sofridas pelo ex-marido, mas falar sobre o assunto agora é um sinal de que está superando o trauma.
No Dia Internacional da Mulher, Michele participou da ação itinerante do Brota na Grota e esteve na tenda da Secretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania (Semuc), em busca de direitos, acolhimento e apoio para aumentar sua autoestima. Após a situação de agressão, ela se inscreveu no programa do aluguel social Maria da Penha e hoje se sente feliz por poder cuidar de si e dos filhos e lutar por uma vida melhor.
Durante as ações itinerantes, em média três mulheres vítimas de violência procuram auxílio junto à Semuc, além de serviços como o aluguel social Maria da Penha, CNH Social Maria da Penha, cursos de empreendedorismo, Emprega Mulher, Banco da Mulher Empreendedora, serviços de beleza e orientações jurídicas. A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Ruany Bianca, destaca que as mulheres buscam não só serviços, mas acolhimento e apoio para recuperar a autoestima.
Outra moradora da grota, Andressa Alves, mãe de três crianças, também encontrou apoio no programa e decidiu se inscrever para o curso de salgadeira, visando a independência financeira. Ela elogia o trabalho da Prefeitura de Maceió em oferecer oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidade social, como ela.
A iniciativa da Prefeitura em realizar ações como o Brota na Grota tem sido fundamental para mudar a realidade das mulheres nessas comunidades, proporcionando esperança e renovação de sonhos. A atuação da Secretaria da Mulher, em conjunto com o prefeito JHC e a secretária Ana Paula, tem sido essencial para ajudar essas mulheres a reconstruírem suas vidas e saírem das situações de violência e vulnerabilidade. E assim, mulheres como Michele e Andressa encontram forças para seguir em frente e construir um futuro melhor para si e seus filhos.