logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Moradores do bairro Santa Lúcia serão beneficiados com serviços do Cadastro Único em ação itinerante da Secretaria de Desenvolvimento Social.

COMPARTILHE

Ação acontecerá no Centro de Apoio às Comunidades (CAC). Foto: Secom Maceió

Nos dias 21 e 22 de novembro, os moradores do bairro Santa Lúcia terão a oportunidade de serem beneficiados com os serviços do Cadastro Único, em mais uma ação itinerante realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes). A população poderá ter acesso a inscrições em programas sociais no Centro de Apoio às Comunidades (CAC) Santa Lúcia, localizado na Rua São José, número 22, das 9h às 15h.

Durante a iniciativa, as famílias da região poderão esclarecer dúvidas sobre programas sociais e também realizar consultas, inclusões e atualizações no Cadastro Único, além de efetuarem o recadastramento do Programa Bolsa Família. Além disso, serão oferecidos atendimentos do programa de benefício de Prestação Continuada (BPC).

Nos dias 23 e 24 de novembro, a ação será levada ao bairro Chã da Jaqueira, também no CAC, situado na Rua Djalma Fragoso de Alencar, número 35, com o horário de atendimento das 9h às 15h.

Essa iniciativa faz parte do programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único de Assistência Social (PROCAD-SUAS). O programa tem como objetivo criar oportunidades para o acesso aos serviços, benefícios e programas sociais por parte das pessoas que necessitam de assistência social e outras políticas públicas, mas que ainda não estão cadastradas no Cadastro Único ou possuem dados desatualizados.

A ação busca atualizar e regularizar os cadastros unipessoais, uma vez que existem muitos registros individuais e cadastros com informações inconsistentes ou desatualizadas no Cadastro Único. Isso permite que membros de uma mesma família, cadastrados separadamente, recebam mais de um benefício, enquanto segmentos mais vulneráveis da população acabam ficando excluídos dos programas sociais.

Além disso, o PROCAD-SUAS também tem como objetivo realizar uma busca ativa de famílias pertencentes a Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos, como a população em situação de rua e povos indígenas. Pessoas idosas, pessoas com deficiência e crianças em situação de trabalho infantil também são considerados públicos prioritários do programa.

Portanto, essa ação itinerante do Cadastro Único no bairro Santa Lúcia, seguida pelo bairro Chã da Jaqueira, visa proporcionar mais oportunidades para que as famílias tenham acesso aos programas e benefícios sociais, além de garantir a atualização dos cadastros, beneficiando assim uma parcela da população que muitas vezes fica excluída desses serviços.

0

LIKE NA MATÉRIA