Representantes do Ministério da Saúde estiveram presentes em Maceió nos dias 15 e 16 de março para uma visita técnica ao Hospital da Cidade (HC) e à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Santa Lúcia. Durante a visita ao HC, os técnicos do Ministério foram recebidos pelo secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, e pela equipe do hospital, que apresentaram a estrutura e os serviços oferecidos à população.
Luiz Romero Farias ressaltou a importância da visita para estabelecer diálogo sobre futuras ações que contarão com o apoio do Ministério da Saúde. Ele destacou a necessidade de investimentos em hospitais públicos para atender às demandas da cidade de Maceió.
O coordenador-geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Felipe Augusto Reque, afirmou que a cidade pode contar com o apoio do Ministério para agilizar os processos de habilitação de serviços. Durante a visita, foram discutidos protocolos de regulação de pacientes, incentivos financeiros e habilitação de novos serviços.
No sábado, foi a vez da UPA Santa Lúcia receber a visita dos representantes do Ministério da Saúde. O equipamento, inaugurado pela Prefeitura de Maceió no dia 11 de março, atende não só a população da parte alta da cidade, mas também de municípios vizinhos. O subsecretário de Atenção Especializada da SMS, Ebeveraldo Amorim, destacou a importância do novo equipamento para a saúde da região.
Durante a visita à UPA Santa Lúcia, foram discutidos protocolos de atendimento, fluxos e perfil epidemiológico ambulatorial. O coordenador-geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde, Felipe Augusto Reque, fez sugestões para garantir um acesso ainda mais qualificado aos pacientes.
Essa visita técnica do Ministério da Saúde demonstra o compromisso em fortalecer o sistema de saúde de Maceió e melhorar o atendimento à população. A parceria entre o Ministério e a Prefeitura de Maceió visa garantir serviços de qualidade e acesso à saúde para todos os cidadãos.