A cidade de Junqueiro, conhecida como a terra do junco e da paixão, agora também pode ser reconhecida como a terra do sabor. A merendeira Aline da Silva Santos, representante de Junqueiro, conquistou o 1º lugar na 5ª edição do Concurso de Merendeiras. O evento, promovido pelo Sebrae em parceria com o Senac e a Embrapa, aconteceu no Centro de Gastronomia do Senac Alagoas, no dia 18 de novembro, e contou com a participação de oito merendeiras de todas as regiões de Alagoas.
Aline Santos expressou sua felicidade com a vitória: “Ainda não consigo acreditar que ganhei o concurso. Foi um desafio preparar o prato, já que nunca participei de uma competição desse tipo. Cozinhar com um tempo cronometrado não é algo em que tenho prática, mas no final deu tudo certo”. Aline conquistou o 1º lugar com sua receita de panqueca de couve com recheio de frango, ao molho de cenoura e beterraba, acompanhada de vinagrete de feijão verde.
Além do prêmio em dinheiro, as três primeiras colocadas receberam uma premiação especial em cursos do Senac. A nutricionista responsável pela receita vencedora também foi contemplada com um prêmio de R$ 5 mil.
Tina Purcell, jurada do concurso e Gerente de Gastronomia do Senac Alagoas, destacou a importância do treinamento em Boas Práticas para as merendeiras participantes: “Elas já sabem como se comportar. Além disso, as semifinais elevaram o nível e posso dizer que o concurso foi bem acirrado”.
O concurso recebeu quase mil inscrições este ano e as finalistas tiveram 1h30 para preparar seus pratos. Três juradas avaliaram as receitas levando em consideração critérios como sabor, textura, criatividade e aparência.
Priscilla Zaczuk Bassinello, jurada do concurso e representante da Embrapa Alimentos e Territórios, revelou que o uso de ingredientes fiéis à região de origem do prato foi um dos critérios avaliados: “As receitas também precisam ser replicadas facilmente por outras merendeiras, para que sejam preparadas nas demais escolas da rede pública”.
Tatiana Eigler, analista do Sebrae Alagoas, ressaltou a importância da agricultura familiar no evento: “O concurso surgiu da ideia de valorizar o produto da agricultura familiar. E nada melhor do que valorizar esse segmento através das merendeiras, que cozinham com muito amor para que as crianças sejam bem alimentadas”.
Confira abaixo as colocações das finalistas:
1º lugar: Junqueiro – Aline da Silva Santos, com a receita: panqueca de couve com recheio de frango, ao molho de cenoura e beterraba, acompanhada de vinagrete de feijão verde
2º lugar: Santana do Ipanema – Maria Zelma Leite dos Santos, com a receita: arroz cremoso do Sertão
3º lugar: Maceió – Maria Cícera de Melo Silva, com a receita: peixe com crosta de castanhas ao molho de abóbora e azeite de coentro
Outras participantes do concurso foram:
– Batalha – Samara de Melo Tenório, com a receita: abóbora à moda sertaneja
– Limoeiro de Anadia – Kattyucia Torres Silva, com a receita: frango xadrez ao molho de laranja
– Pilar – Raquel Santos Acioli, com a receita: casquinha de aveia recheada com bagre
– Piranhas – Maria Aparecida Aquino, com a receita: moqueca de frango com farofa de banana
– São Miguel dos Campos – Maria José da Silva Gomes, com a receita: arrumadinho de feijão verde com filé de tilápia
Com informações do SENAC