A Prefeitura de Maceió conta com uma série de ações inclusivas e de acessibilidade para pessoas com deficiência (PCD) durante as festas juninas que acontecem na capital alagoana.
Com o objetivo de promover a participação plena e igualitária de todos os cidadãos, a iniciativa visa garantir que as celebrações sejam acessíveis e acolhedoras para pessoas com diferentes tipos de deficiência.Uma das principais medidas adotadas é a criação de uma equipe de apoio especializada, composta por profissionais capacitados para auxiliar pessoas PCD.
A equipe estará disponível nos diferentes polos da festa, pronta para oferecer suporte e assistência, garantindo que todos desfrutem das comemorações com segurança e conforto.Todos os polos contam front stage para que as pessoas com deficiência aproveitem as atrações. Para facilitar a locomoção e o acesso aos diversos pontos da festa, foram instaladas sinalizações especiais, indicando rotas acessíveis.Além disso, a Prefeitura de Maceió disponibiliza um camarote inclusivo, especialmente projetado para atender às necessidades das pessoas com deficiência no polo do Jaraguá.
O espaço conta com infraestrutura adequada, como rampas de acesso e banheiros acessíveis, garantindo a inclusão de todos.”Eu me sinto privilegiada e estou muito feliz por esse espaço maravilhoso.
A organização e a gestão do prefeito JHC estão de parabéns pela organização desse show.
Muito obrigada, eu nunca me senti tão privilegiada como hoje.
Essa é a primeira vez que eu participo e me sinto acolhida em um evento como esse, seria muito importante que todo mundo pensasse em realizar eventos acessíveis”, ressaltou Valderez dos Santos Silva.Para reduzir o impacto do ruído excessivo, que pode ser desconfortável ou prejudicial para algumas pessoas, estão sendo distribuídos fones redutores de ruído.
A ação visa proporcionar maior conforto auditivo e garantir que todos possam aproveitar as apresentações musicais e as tradicionais queimas de fogos de artifício sem se sentirem incomodados.Além disso, a Prefeitura de Maceió vai instalar totens informativos para as pessoas com deficiência visual e cegos.”Com essas iniciativas, a Prefeitura de Maceió reafirma o compromisso com a inclusão social e reforça a importância de garantir o acesso igualitário a todos os eventos realizados na cidade.
Ações como essas são fundamentais para a promoção da igualdade de direitos e oportunidades, proporcionando uma experiência verdadeiramente inclusiva durante as festividades de São João”, afirma a secretária da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania, Ana Paula Mendes.
Fones reduzem o impacto do ruído excessivo para pessoas com sensibilidade ao barulho.
Foto: Jonathan Lins/Secom Maceió Tags:são joãomassayóMassayó Sal, Mar, Forró 2023prefeitura de maceió SEMUCSecretaria Municipal da Mulher, Pessoas com Deficiência, Idosos e Cidadania Rua Sá e Albuquerque, 235, Jaraguá, Maceió/AL CEP 57022-180 Telefone: (82) 98746-9717 E-mail: secretariadamulhermaceio@gmail.com