Mais de 1.400 maceioenses estão com o benefício do Programa Bolsa Família disponível para saque parado em conta. O governo federal libera o benefício e o mantém disponível por 120 dias. No entanto, caso o beneficiário não faça o saque nesse período, o benefício será suspenso.
Segundo a coordenadora do Programa Bolsa Família, Aline Pontes, quando o benefício não é sacado, o governo federal entende que não é necessário continuar com a transferência de renda e suspende o benefício. Os recursos não sacados retornam aos cofres do Tesouro Nacional. Em agosto, 2.237 pessoas estavam nessa situação em Maceió, e 1.474 ainda precisam fazer o saque para não perder o benefício.
Esses casos envolvem diferentes perfis de beneficiários, como aqueles que não atualizaram suas informações ou que atualizaram recentemente, famílias com vários membros e famílias unipessoais.
A lista das pessoas que precisam sacar o benefício para não perdê-lo está disponível na sede do Cadastro Único, localizada na Serraria, próximo à Drogasil. Além disso, é possível verificar a disponibilidade do benefício para saque no aplicativo Caixa Tem, em lotéricas ou na Caixa Econômica.
Os beneficiários do programa podem consultar o pagamento dos benefícios pelo aplicativo do Bolsa Família ou pelo telefone 121, que é um serviço gratuito disponível tanto para telefones fixos quanto para celulares. Também é possível ligar para a Central de Atendimento da Caixa no número 111 ou para o Atendimento Caixa ao Cidadão no 0800 726 02 07 para saber se o benefício está disponível para saque.
É importante ressaltar que, caso o benefício não seja sacado, ele será suspenso. Portanto, é fundamental que os beneficiários verifiquem se têm o valor disponível e realizem o saque dentro do prazo estipulado pelo governo federal.