Com uma expressão de emoção estampada no rosto, Ana Letícia, moradora da Grota da Alegria, no bairro Benedito Bentes, relata a transformação que a obra de contenção de encosta realizada pela Prefeitura em sua comunidade trouxe para sua vida. “Quem passou pela dificuldade, na lama, tirando o barro, pedindo ajuda a um e a outro, sabe o que eu vivi. Eu já chorei de tristeza, mas hoje choro de alegria”, comemora ela, que agora dorme tranquila, mesmo em noites de chuva intensa, sem medo de desabamentos.
A cidade de Maceió, que há dois anos não registra nenhuma morte por ocorrências relacionadas às chuvas, tem se dedicado à implementação de medidas permanentes de segurança para moradores de áreas próximas a barreiras. Com um investimento de R$ 50 milhões nas encostas, de um total de R$ 150 milhões previstos, a Prefeitura vem trazendo alívio e segurança aos moradores de comunidades da periferia, que antes viviam sob constante ameaça de deslizamentos.
Na Grota da Alegria, onde Letícia reside, uma das encostas recebeu serviços de solo grampeado, gabião e revestimento vegetal, enquanto a outra, já totalmente finalizada, foi reforçada com geocomposto. Letícia, cuja casa fica bem em frente à barreira, se lembra com tristeza do pânico que sentia a cada chuva intensa no passado. “Quando veio a primeira chuva, o barro desceu pra minha casa, mas não afetou muito. Aí a gente foi tirando pra ter ventilação na casa. Foi quando veio uma chuvada que derrubou até a minha porta, a água invadiu a casa toda. A gente acordou de madrugada aperreado, começou a tirar o barro, pediu lona à Prefeitura, mas no verão a lona se rasgou. A gente estava muito preocupado sobre como ia ser esse ano”, recorda.
Hoje, porém, a realidade de Letícia e de tantos outros moradores de mais de 20 localidades de Maceió é completamente diferente. Graças às obras executadas pela Prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura (Seminfra), esses cidadãos agora podem descansar, mesmo durante o período mais chuvoso do ano, sem receio de que suas casas sejam atingidas por deslizamentos.
Além das obras de contenção de encostas, a Prefeitura também tem investido em outros serviços de prevenção de desastres. A Seminfra, por exemplo, atua na recuperação e substituição do sistema de drenagem, limpeza das galerias e na implantação de tubulações de águas pluviais em áreas que ainda não contam com esse tipo de estrutura. A Autarquia de Limpeza Urbana, por sua vez, removeu no ano passado mais de 3 milhões de quilos de entulhos das tubulações de drenagem.
Essas ações têm contribuído para a redução significativa do número de deslizamentos de massa na cidade. Em 2022, das 3.628 ocorrências atendidas pela Defesa Civil de Maceió, 806 foram por deslizamentos. Já em 2023, esse número caiu para 156 entre as 1.809 ocorrências registradas ao longo do ano. “Toda essa cultura de prevenção, que é coordenada por nós, visa que tenhamos o menor transtorno possível no período chuvoso”, destaca Abelardo Nobre, coordenador do órgão.