logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Maceió intensifica chamamento para vacinação contra Influenza com a chegada do inverno

COMPARTILHE

Vacina evita casos graves de Influenza. Foto: Ascom SMS

À medida que o inverno se aproxima e o período chuvoso começa em Maceió, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está intensificando os esforços para instigar a população a se vacinar contra a Influenza. O apelo é ainda mais crucial dado que a campanha de vacinação, que foi iniciada há quase 20 dias, só conseguiu atingir até agora um total de 14,06% do público-alvo.

A campanha de imunização, que já distribuiu 40.453 doses, destina-se a vários grupos prioritários, incluindo idosos, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, trabalhadores da saúde e professores. O objetivo é alcançar uma taxa de cobertura de 90% em todos esses grupos.

Eunice Amorim, coordenadora de Imunização de Maceió, destacou a importância da vacinação, especialmente durante o período de maior circulação do vírus Influenza. “A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e tem alto grau de transmissão. A vacinação anual é nossa melhor estratégia para promover a imunidade das pessoas”, afirma Amorim.

A campanha de vacinação, que é coordenada pelo Ministério da Saúde, irá até o dia 31 de maio. Em Maceió, as vacinas estão disponíveis em todas as unidades de saúde do município, bem como em shoppings e outros locais.

A vacina de 2024 é trivalente e sua formulação é eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B. A dosagem é atualizada constantemente para garantir a proteção contra as novas cepas do vírus Influenza. A única contraindicação da vacina é para pessoas que apresentaram reação anafilática em campanhas anteriores.

Amorim também destacou que, em algumas situações, o adiamento da vacinação pode ser aconselhável, como no caso de doenças febris agudas, moderadas ou graves, e casos confirmados de Covid-19.

Os estudantes da área da saúde que estão fazendo estágio em instituições de saúde também são elegíveis para a vacinação, desde que apresentem um termo de compromisso de estágio ou uma declaração da instituição de saúde a qual estão vinculados.

Pessoas em situação de rua, cuidadores familiares e indígenas também podem ser vacinados, contanto que preencham uma autodeclaração.

Para o público que já apresentou sinais de alergia após a ingestão de ovo, a vacinação deve ser agendada com o Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), que está localizado no Ambulatório do Hemoal, em Trapiche. O CRIE pode ser contatado pelo telefone ou via e-mail. Além disso, os responsáveis por idosos acamados podem solicitar a vacinação domiciliar através do telefone ou e-mail fornecidos pela SMS.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade