Na última segunda-feira, o prefeito de Maceió, JHC, juntamente com o vice-prefeito e secretário municipal de Infraestrutura, Rodrigo Cunha, promoveu um encontro significativo na sede da Prefeitura. O evento contou com a visita de representantes do New Development Bank (NDB), instituição financeira que desempenha um papel crucial no financiamento de projetos de infraestrutura, incluindo a implementação do Bus Rapid Transit (BRT) na capital alagoana.
Durante a reunião, foram discutidos detalhes técnicos e o andamento do projeto que promete revolucionar a mobilidade urbana em Maceió. O prefeito destacou a importância do BRT como uma mudança fundamental para a cidade, afirmando que o sistema não apenas irá transformar a dinâmica do transporte público local, mas também terá um impacto positivo nas cidades vizinhas. JHC ressaltou que a iniciativa está alinhada com um compromisso mais amplo de promover o transporte coletivo e a mobilidade ativa, estabelecendo conexões eficientes entre diversos meios de transporte num sistema integrado.
Rodrigo Cunha enfatizou que a tecnologia do BRT contribuirá para a melhoria da qualidade de vida dos maceioenses ao encurtar o tempo de deslocamento. A proposta é tornar o transporte coletivo mais atraente, proporcionando um trajeto mais rápido e confortável. Segundo Cunha, o objetivo é fazer com que os cidadãos priorizem o uso do transporte público, transformando-o numa alternativa viável e eficiente para o dia a dia.
O encontro faz parte de uma série de atividades da chamada “Missão de Avaliação do NDB”, que se estenderá até o dia 21 de maio. Neste período, o projeto passará por uma avaliação minuciosa pelo banco, etapa essencial antes da formalização do financiamento, prevista para o segundo semestre de 2025. O líder do projeto pelo NDB, Yang Ji, comentou sobre a relevância dessa missão, afirmando que a obtenção de detalhes técnicos é crucial para garantir que todos os elementos do planejamento inicial estejam em conformidade antes de avançar para a execução.
O sistema BRT de Maceió, que atenderá a mais de 600 mil usuários diários, será composto por 28 km de corredores exclusivos, facilitando o transporte nas vias principais, como as avenidas Lourival de Melo Mota, Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima. Com um layout planejado para otimizar o fluxo, as faixas do BRT serão localizadas à esquerda da via, perto do canteiro central, criando um sistema mais ágil e eficaz para os passageiros. Este projeto não apenas pretende modernizar o transporte público, mas também estabelecer uma nova era de mobilidade urbana para Maceió.
Com informações e imagens da Prefeitura de Maceió