As obras de proteção e contenção de encostas em Maceió estão em pleno andamento, fazendo parte do maior plano já realizado na capital. Dessa vez, a grota São Rafael foi contemplada com a tecnologia de geocomposto em um trecho de encosta que fica entre os bairros Jacintinho e Mangabeiras.
Essa medida tem como objetivo garantir a segurança da população que reside nessa área de risco. O geocomposto foi aplicado seguido de uma cobertura de concreto jateado, o que proporciona uma proteção duradoura e eficiente. Além disso, essa técnica tem a vantagem de ter uma execução rápida.
A engenheira da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), Alicia Carolina Lourenço, responsável pelas obras, explicou o funcionamento dessa tecnologia. Segundo ela, o geocomposto é uma solução eficiente e ágil para proteger encostas que estão em risco de deslizamentos. Essa tecnologia permite atender a mais pontos críticos de forma eficaz, suprindo as necessidades urgentes da comunidade local.
Em outra região da cidade, a Seminfra também concluiu, em 2021, uma obra de contenção definitiva. Até o momento, a Prefeitura de Maceió já realizou obras de proteção e contenção de encostas em diversas localidades, como Fernão Velho, Chã da Jaqueira, Avenida Leste-Oeste, Cruz das Almas, Grota do Pau D’Arco, Tabuleiro do Martins, Reginaldo (Poço), Jacintinho, Grotas do Bom Jesus, Rafael e Aterro.
Atualmente, outros pontos nos bairros Chã de Bebedouro, Benedito Bentes, Ipioca e no Conjunto João Sampaio estão passando por obras de proteção de encostas. A Prefeitura de Maceió está empenhada em garantir a segurança da população e continua investindo nesse plano de obras, que visa minimizar os riscos de deslizamentos e proporcionar uma melhor qualidade de vida para os moradores das áreas de encosta da cidade.
(Foto: Seminfra)