logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Maceió apresenta experiência de Inclusão Produtiva com Mulheres no 23º Encontro Congemas Nordeste  

COMPARTILHE

Maceió apresentou a experiência de Inclusão Produtiva com Mulheres, o projeto Faça e Venda, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), no 23º Encontro Regional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas), na região Nordeste, realizado de 14 a 16 de agosto.  O evento reuniu profissionais da assistência social de nove estados nordestinos, em Salvador.

 O projeto Faça e Venda, é um curso de gastronomia social, realizado pela Semdes com a parceira da Uninassau, que ocorreu no mês de junho deste ano,  para 15 mulheres atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Dom Adelmo Machado, localizado no bairro Prado.

Essas mulheres aprenderam e prepararam várias receitas juninas e venderam durante dois na Vila Massayo, em Jaraguá, no São João. A experiência  exitosa foi apresentada pela coordenadora do Cras Adelmo Machado Djane Pacheco. 

“ É muito importante, o compartilhamento da experiência no Congemas, nesse momento histórico  de discussão sobre o fortalecimento e retomada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), com trocas de experiências, que já trazem esse olhar, atualizado, para a oferta dos serviços nas unidades básicas. Através da nossa experiência com o projeto Faça e Venda conseguimos promover acesso e usufruto de direitos, o desenvolvimento de potencialidades, autonomia e melhoria de vida destas mulheres, diversificando a vocação que elas já têm, que é voltada para o artesanato, agregando a  gastronomia. Agradecemos  o apoio do diretor da Uninassau Paulo Paccu, da coordenadora do curso de gastronomia, Bárbara Moraes e da docente da Uninassau, Alana Soriano, na concretização desse projeto”, disse a coordenadora.

Coordenadora do Cras Dom Aldemo Machado apresentando o projeto. Foto: Cortesia
Coordenadora do Cras Dom Aldemo Machado apresentando o projeto. Foto: Cortesia

 A diretora de Proteção Social Básica da Semdes, Aline Pedrosa, destacou que o Congemas reúne profissionais do Sistema Único de Assistência Social (Suas) de vários estados e a presença de Maceió é muito importante para fortalecer as experiências e juntar forças nas batalhas diárias.

“Poder apresentar a experiência do Cras Dom Adelmo nos deixa muito orgulhosas, porque é o nosso trabalho em evidência, para troca com outros estados e municípios. O projeto Faça e Venda em parceria com a Uninassau, nos permitiu iniciar e fechar um ciclo, já que as mulheres aprenderam a produzir comidas típicas e comercializarem esses produtos, no São João de Maceió, que já é consolidado e que movimenta tanto a economia”, pontuou Aline.

Conheça o Projeto Faça e Venda

Congemas

Representando Maceió,  participaram do evento, a subsecretária da Semdes, Gal Souza; a diretora de Proteção Social Básica, Aline Pedrosa; a coordenadora geral dos Cras, Fabiana Lima; e as coordenadoras de Cras Djane Pacheco, Beatriz Calado e Tuane Bárbara; além das assistentes sociais, Marta Aragão, Alexsandra Melo e Ana Cristina Amorim do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS)

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade