A Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu mais uma atividade durante a Jornada Pedagógica 2024, que se estendeu ao longo dos dias 3, 4 e 5 deste mês, com o intuito de assegurar o direito à alfabetização até o 2° ano do ensino fundamental. O foco principal da mesa redonda foi discutir novos formatos de leitura e compartilhar práticas de alfabetização bem-sucedidas na rede.
Com o tema “Multimodalidade na Alfabetização: práticas sociais e digitais na formação de leitores”, o evento reuniu diversas educadoras para debater a utilização de gêneros multimodais no processo de alfabetização dos estudantes. Esses gêneros são caracterizados por possuírem mais de uma modalidade de forma linguística.
Além das discussões sobre estratégias de alfabetização, professoras da rede apresentaram resultados alcançados com seus alunos por meio da utilização desses recursos. A técnica do Ensino Fundamental, Mayara Cordeiro, enfatizou que a atividade proposta durante a jornada é parte de um amplo trabalho em andamento para atingir a meta de 100% de crianças alfabetizadas na rede.
Durante o evento, a professora Islane Caroline, da escola Corintho da Paz, compartilhou o projeto “Jornal Da Manhã: a poesia está no ar”, que vem desenvolvendo com os alunos ao longo dos últimos meses. A proposta visa trabalhar a leitura em diferentes formas linguísticas, com os alunos lendo um livro de poesia e gravando essa leitura como se estivessem em um programa de televisão.
Os resultados do projeto foram notáveis, com as crianças demonstrando maior fluência na leitura e mais segurança na comunicação. Islane destacou os impactos positivos que o projeto teve no aprendizado dos alunos, enfatizando a importância de adaptar as práticas pedagógicas às necessidades específicas de cada turma.
A Jornada Pedagógica reuniu técnicos e docentes em um ambiente de debate e troca de experiências, demonstrando o compromisso da Semed em promover uma educação de qualidade e garantir o pleno desenvolvimento das habilidades dos alunos. O evento foi mais um passo em direção à construção de uma educação mais inclusiva e inovadora.