A cidade de Maceió, capital de Alagoas, tem se destacado no cenário econômico nordestino graças aos investimentos realizados pela Prefeitura. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em dezembro do ano passado, Maceió registrou o maior crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) entre as capitais da região em 2021, alcançando o valor de R$ 27.484.016,31 bilhões.
Com uma fatia de 36,04% do PIB total do estado de Alagoas, que foi de R$ 76,2 bilhões, Maceió se mantém como a principal contribuinte para a economia local. O crescimento do PIB da cidade representa avanços significativos em diversos indicadores econômicos, colocando-a à frente de outras capitais nordestinas como Natal, João Pessoa e Aracaju.
Comparando os anos de 2020 e 2021, o PIB de Maceió teve um aumento de 19,88%, evidenciando um cenário de desenvolvimento econômico positivo. Esse crescimento coloca a capital alagoana na quinta posição do ranking do PIB do Nordeste, consolidando-a como um polo de crescimento na região.
Um dos fatores que impulsionaram o crescimento do PIB de Maceió foi a geração de empregos. Com investimentos da Prefeitura em novos postos de trabalho, a cidade conseguiu reduzir a taxa de desemprego para 8,4%, um número abaixo da média nordestina de 10,4%. Setores como o Turismo têm sido essenciais na criação de novas vagas, tornando Maceió um dos destinos mais procurados do Brasil.
O cálculo do PIB leva em consideração diversas atividades econômicas, como agropecuária, indústria, serviços e setores como administração, defesa, educação e saúde públicas. Com um desempenho positivo em todos esses aspectos, Maceió se destaca como um exemplo de crescimento econômico e desenvolvimento regional.