A Secretaria Municipal de Educação de Maceió (Semed) divulgou na última sexta-feira (18) o edital do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação temporária de profissionais. As inscrições gratuitas começaram nesta terça-feira (21) e seguem até o dia 5 de dezembro. Os interessados devem se inscrever exclusivamente online, no site da banca organizadora do certame, o Instituto de Desenvolvimento Social, Gestão e Tecnologia.
O PSS tem como objetivo suprir emergencialmente algumas carências de professores e outros profissionais na rede pública municipal de ensino. Ao todo, serão ofertadas 3.612 vagas, sendo 1.162 para contratação imediata e 2.450 para a reserva técnica. Os salários variam entre R$ 1.374,08 e R$ 3.335,46.
O processo seletivo terá validade de 12 meses, a contar da data de homologação do resultado final, prevista para fevereiro de 2024. Ele poderá ser prorrogado por igual período, uma única vez. Os candidatos aprovados poderão ser convocados e contratados de imediato, conforme as necessidades das unidades de ensino ou mediante o surgimento de novas carências na rede municipal de ensino.
A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, ressaltou a importância do PSS para resolver de forma imediata as carências de pessoal na rede municipal de ensino. Ela destacou que o compromisso da secretaria e do prefeito JHC é oferecer uma educação inclusiva e de qualidade para todos os estudantes.
Paralelamente ao PSS, a Semed está elaborando um Edital de Convocação aos Professores efetivos que têm disponibilidade para aumentar a carga horária. Além disso, está sendo estudada a realização de um novo concurso público na área da Educação.
Os cargos disponíveis para contratação imediata e reserva técnica são os seguintes: professor de Educação Infantil e do Ensino Fundamental, nas disciplinas de Português, Matemática, Artes, Música, Educação Física, Ensino Religioso, História, Geografia, Inglês e Educação Especial; assistente social; psicólogo; intérprete de Libras; merendeiro; professor de Artes Cênicas; nutricionistas; professor de dança; e bibliotecário. Também há vagas para auxiliar de sala.
Ao todo, serão contratados 385 professores de diversas áreas, 200 assistentes sociais, 50 psicólogos, 50 intérpretes de Libras, 50 merendeiros, 2 professores de Artes Cênicas, 2 nutricionistas, 2 professores de dança e 1 bibliotecário. Para o cargo de auxiliar de sala, são oferecidas 1.800 vagas.
A Semed ressalta que é importante que os candidatos leiam atentamente o edital completo antes de realizar a inscrição. Todas as informações estão disponíveis no site da banca organizadora do certame.