logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Ilumina de Maceió recebe cooperativa de catadores e garante destinação correta para materiais descartáveis em parceria com a Prefeitura

COMPARTILHE

Ilumina garante destinação correta a materiais metálicos e eletrônicos inservíveis

 

A Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) de Maceió recebeu, na manhã desta terça-feira (12), colaboradores da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater (Coopvila), que estiveram na sede do órgão para realizar a coleta de materiais metálicos e eletrônicos para reciclagem.

Na Ilumina, centenas de materiais metálicos e eletrônicos advindos de peças antigas da rede de iluminação pública receberão a destinação correta e terão os componentes reciclados quando houver esta possibilidade.

A ação faz parte de uma iniciativa da Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Semge) e de secretarias e autarquias parceiras, que atuam em conjunto com cinco cooperativas da capital, sendo uma delas a Coopvila. Elas são acionadas quando há o descarte de bens inservíveis, que são recolhidos pelos colaboradores.

O diretor-presidente em exercício da Ilumina, Gutenberg Melo, explica que a iniciativa da Prefeitura é de extrema importância devido ao seu apelo social e ambiental, além de ter um aspecto econômico relevante para toda a sociedade.

“A doação desses materiais, que seriam descartados, garante renda para as famílias dos catadores cooperados e há, a partir daí, a comercialização de materiais recicláveis, o que movimenta a economia e garante dignidade para essas pessoas. Outro ponto importante é o fator ambiental, porque a Prefeitura garante que os materiais tenham o descarte ambientalmente adequado. É um acordo onde todos saem ganhando”, salientou.

De acordo com Gilvanice Maria dos Santos, presidente da Coopvila, a parceria estimula o fortalecimento do trabalho de diversas famílias que sobrevivem por meio do reaproveitamento e reciclagem de materiais.

“Esse tipo de ação é de uma ajuda enorme porque atualmente as cooperativas passam por uma crise nacional, não conseguindo comercializar seus materiais, então receber uma doação grande assim ajuda bastante na renda dos colaboradores”, conta Gilvanice, acrescentando que a cooperativa de catadores tem hoje 30 cooperados e garante renda para todas essas famílias com a comercialização de recicláveis.

O grupo já esteve na Ilumina anteriormente e, desta vez, foi feito o recolhimento de luminárias, que, segundo Gilvanice, serão desmontadas e avaliadas para a identificação dos materiais que podem ser vendidos. “Nós temos um curso de desmontagem de eletrônicos, então fazemos o desmonte para poder vender as peças que têm qualidade individualmente e agregar valor”, explicou.

Essa parceria entre a Prefeitura de Maceió, a Ilumina e as cooperativas de catadores gera renda para as famílias envolvidas e garante a destinação correta dos materiais descartáveis. A iniciativa contribui para a economia local e para o aspecto ambiental, promovendo a sustentabilidade e a dignidade dessas pessoas.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade