logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Idosos e pessoas com deficiência de Maceió têm prazo para fazer inscrição no Cadastro Único e não perder benefício do BPC.

COMPARTILHE

Atendimento acontece no Cras, sede do Cadúnico e no Casa e não precisa agendar. Foto:Secom Maceió

Mais de 550 idosos e pessoas com deficiência em Maceió correm o risco de perder o Benefício de Prestação Continuada (BPC), conhecido como LOAS, por não terem feito a inscrição no Cadastro Único (CadÚnico). A Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) está convocando esses beneficiários a comparecerem às unidades do órgão para regularizar sua situação.

O Cadastro Único é uma exigência para receber o benefício e a lista com os nomes dos beneficiários que ainda não fizeram a inscrição está disponível nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de Maceió, na sede do CadÚnico, localizado na Serraria, e no Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa), no Centro da cidade. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e não é necessário agendar previamente.

Além disso, a lista também pode ser consultada nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), que encaminham os beneficiários para os equipamentos mais próximos. A coordenadora do BPC, Christianne Barros, ressalta a importância da atualização dos dados para evitar a suspensão do benefício e destaca que a Semdes está empenhada em atender esses usuários que estão em atraso.

Para realizar a revisão cadastral e a inscrição no CadÚnico, é necessário apresentar documentos como comprovante de residência, carteira de identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, contra-cheque (para servidores públicos), certidão de casamento ou divórcio, certidão de óbito dos adultos da família, certidão de nascimento, cartão de vacina (para crianças de 0 a 7 anos), declaração da escola (para crianças de 6 a 17 anos) e declaração do Conselho Tutelar ou Termo de Guarda (para responsáveis de menores de idade).

É importante ressaltar que até mesmo os beneficiários que vivem sozinhos, ou seja, famílias compostas por apenas uma pessoa, precisam atualizar seus dados para evitar o cancelamento do benefício. O BPC é um benefício assistencial oferecido pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas) e garante um salário mínimo para pessoas com deficiência física ou idosas, com 65 anos ou mais, que comprovem não ter condições de suprir suas necessidades e as de sua família.

Os locais de atendimento em Maceió são a sede do Cadastro Único, localizada na Avenida Menino Marcelo, S/N, na Serraria, e o Centro de Atendimento Socioassistencial, localizado na Rua Engenheiro Roberto Gonçalves de Menezes, antiga Rua da Praia, 71, no Centro. Os telefones para contato são (82) 3312-5924 e (82) 3312-5927, respectivamente.

A falta de inscrição no Cadastro Único pode resultar na suspensão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), por isso é fundamental que os beneficiários compareçam às unidades da Semdes o mais rápido possível para regularizar sua situação e garantir o recebimento do benefício.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade