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Gerência Técnica de Desenvolvimento e Desempenho do Servidor da SMS promove encontro para apresentar serviços de saúde aos servidores públicos de Maceió.

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Saúde apresenta serviços destinados ao cuidado do servidor público de Maceió

 

A Gerência Técnica de Desenvolvimento e Desempenho do Servidor da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) realizou nesta quarta-feira (13) um encontro no auditório da pasta para apresentar serviços voltados ao cuidado e atenção à saúde dos servidores públicos do município. A iniciativa faz parte da Política Nacional de Humanização, que busca incluir trabalhadores, usuários e gestores na produção e gestão do cuidado e dos processos de trabalho.

Durante o evento, foram apresentados dois serviços oferecidos pelo município: o CAC (Centro de Atendimento e Cuidados ao Servidor Público de Maceió), destinado a todos os servidores públicos de Maceió, e o SASS (Serviço de Atenção à Saúde do Servidor), voltado especificamente para os servidores públicos que atuam na SMS.

O objetivo do encontro foi mostrar aos servidores que eles podem contar com dispositivos que oferecem cuidado e atenção à saúde desses profissionais. A enfermeira da Gerência Técnica de Desenvolvimento e Desempenho do Servidor da SMS, Camila Alves, ressalta a importância dessa valorização do trabalho e do trabalhador.

O coordenador do SASS, André Oliveira, apresentou os serviços disponibilizados pelo setor e destacou a importância de um olhar diferenciado para a saúde dos servidores da SMS, que lidam diariamente com as demandas da população e se dedicam a cuidar dos cidadãos maceioenses. O SASS foi criado com o objetivo de trazer promoção e prevenção à saúde do servidor, proporcionando qualidade de vida e bem-estar físico, mental e social.

Já o CAC é voltado para o cuidado com a saúde de todos os servidores públicos de Maceió. O espaço oferece assistência gratuita, promovendo reabilitação, qualidade de vida e segurança laboral dos servidores ativos e aposentados da gestão da capital.

A diretora clínica do CAC, Larissa Borges, destaca a importância desse cuidado com a saúde dos servidores públicos, que muitas vezes estão cansados fisicamente e mentalmente devido à dedicação ao trabalho. O CAC foi criado com o objetivo de promover a saúde e a qualidade de vida no trabalho, visando o bem-estar dos servidores.

Para acessar o CAC, os funcionários públicos do município podem agendar serviços de saúde preventiva, cuidados físicos e mentais, como pilates, fisioterapia motora, fonoaudiologia, psiquiatria, psicologia, serviço social, nutrição, educadores físicos e reeducação financeira. O agendamento pode ser feito pelo WhatsApp ou presencialmente, e o CAC funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, e aos sábados, das 8h às 14h.

Já o SASS da SMS funciona de portas abertas, e o servidor pode se dirigir à sede da SMS e procurar o Serviço de Atenção à Saúde do Servidor, que está localizado na sala 213. No local, o servidor passará por um acolhimento e terá sua ficha de acompanhamento individual aberta, iniciando assim o acompanhamento integral de suas condições de saúde.

Dentre os serviços oferecidos aos servidores da Secretaria de Saúde de Maceió estão acolhimento biopsicossocial, avaliação antropométrica, ginástica laboral, avaliação ergonômica, caminhada orientada, avaliação nutricional, mediação de conflitos, meditação, ouvindo os servidores/grupos de conversação e auriculoterapia.

Com a apresentação desses serviços, a SMS busca reforçar seu compromisso com a valorização e cuidado com os servidores públicos, proporcionando condições adequadas de trabalho e promoção da saúde.

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