logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Gabinete para o Enfrentamento da Crise em Maceió se reúne para ajustes finais do plano de evacuação da região da mina 18.

COMPARTILHE

Integrantes das 16 secretarias alinham últimos ajustes do plano / Foto: Jonathan Lins (Secom Maceió)

O Gabinete para o Enfrentamento da Crise gerada pelo risco de colapso da mina 18, localizada na orla lagunar de Maceió, realizou uma reunião na manhã desta sexta-feira (1º) para discutir os últimos detalhes do plano logístico de evacuação da região. Essa medida foi determinada pelo prefeito JHC com o intuito de garantir a segurança da população afetada.

A área de maior risco, que se encontra no bairro do Bom Parto, já havia sido evacuada anteriormente, mesmo antes do anúncio do possível colapso. No entanto, 23 famílias resistiam à ideia de deixar suas casas no bairro do Pinheiro. Agora, diante da iminência do colapso da mina 18, essas famílias foram retiradas para garantir sua segurança.

Mais de 2 mil servidores estão envolvidos no plano de evacuação, que será acionado em caso de emergência. Dentre as ações definidas, estão: disponibilização de nove escolas e 50 ônibus, instalação de geradores, 20 ambulâncias, 10 caçambas, retroescavadeiras, cinco carros-pipas, plantão 24 horas da Guarda Municipal nas escolas, fornecimento de 5 mil colchões, 5 mil kits dormitório, 3 mil kits de higiene, 3 mil kits de limpeza, 5 mil refeições por turno, água, cestas-básicas e outros mantimentos. Todo esse material já está em posse do Município.

Além disso, o prefeito JHC solicitou o apoio do Exército Brasileiro, que está de sobreaviso para participar do plano de evacuação. A Cruz Vermelha também se disponibilizou a ajudar, contando com 200 voluntários na capital.

O coordenador do Gabinete, Claydson Mourinha, destacou que a área de maior risco está completamente desabitada e que há uma estrutura montada para acolher a todos. Ele ressaltou que estão preparados para receber todos que precisarem e espera que a natureza não cause um grande impacto.

Já o coordenador da Defesa Civil, Abelardo Nobre, pediu à população que se informe apenas pelos canais oficiais da Prefeitura e que não acredite ou compartilhe informações de redes sociais. Ele afirmou que a área que pode ser afetada já foi mapeada e evacuada por profissionais especializados e que estão preparados para diferentes cenários.

Em suma, a reunião do Gabinete para o Enfrentamento da Crise teve como objetivo alinhar os últimos detalhes do plano logístico de evacuação da região afetada pelo risco de colapso da mina 18. As autoridades responsáveis estão trabalhando para garantir a segurança da população e pedem que a população se mantenha informada pelos canais oficiais da Prefeitura.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade