Recentemente, a Autarquia Municipal de Iluminação Pública de Maceió (Ilumina) vem enfrentando uma série de furtos de equipamentos da rede de iluminação no viaduto da antiga PRF, localizado na BR-104, na parte alta da capital alagoana. Em menos de uma semana, foram registrados três casos de furto de cabeamento, que acabaram causando interrupções nos serviços de iluminação pública e colocando em risco a segurança das pessoas que circulam pela região.
Os furtos totalizaram cerca de 3.600 metros de cabos, o que levou as equipes de manutenção da Ilumina a realizar reposições em diversas ocasiões. Na tentativa de conter os crimes, as autoridades conseguiram deter um suspeito, que foi encaminhado à delegacia e posteriormente liberado após registro da ocorrência.
O diretor-presidente da Ilumina, Gutenberg de Melo, destacou a gravidade desses episódios e ressaltou que os constantes furtos têm gerado impactos negativos tanto para a população quanto para o Município. Os recursos que poderiam ser investidos em melhorias na rede de iluminação acabam sendo direcionados para a reposição dos cabeamentos, o que prejudica a segurança pública e gera prejuízos significativos aos cofres do município.
Para combater essa prática criminosa, a Ilumina tem trabalhado em parceria com a Guarda Civil Municipal de Maceió (GMM), intensificando as rondas preventivas, especialmente durante a noite. Além disso, a GMM tem utilizado a tecnologia, como totens com imagens gravadas 24 horas, para fiscalizar os pontos vulneráveis da cidade e agir com mais assertividade na prevenção e repressão aos furtos.
A Prefeitura de Maceió reforça a importância da colaboração da população no combate a esse tipo de crime e disponibiliza canais de denúncia, como o Disque Denúncia (181), o app Ilumina Maceió e o Disque Luz (0800 031 9055), para que a população possa contribuir no combate aos furtos de cabos e outras práticas criminosas relacionadas à iluminação pública. O atendimento presencial também está disponível na sede da Autarquia, no bairro de Jaraguá, de segunda a sexta-feira.
Com informações e imagens da Prefeitura de Maceió