logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Funcionários do Maceió Shopping recebem orientações sobre identificação de abusos e exploração sexual de crianças e adolescentes.

COMPARTILHE

Funcionários conheceram serviços da Assistência Social e foram informados sobre o Maio Laranja. Foto: Clara Vieira/ Ascom Semdes

Na última quarta-feira (8), os funcionários do Maceió Shopping, situado em Mangabeiras, foram contemplados com uma importante palestra promovida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes), como parte das atividades do Maio Laranja. O objetivo da ação foi fornecer orientações essenciais sobre a identificação de casos de abusos e exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes.

Durante a palestra, ministrada pelas assistentes sociais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) Orla Lagunar, Lurdes Batista e Eliane Pinheiro, os participantes puderam aprender sobre as diferentes formas de violência sexual, os sinais de alerta, o comportamento característico de vítimas de abuso, bem como a distinção entre abuso e exploração sexual. Além disso, a rede de apoio disponível para as vítimas de violência foi apresentada, juntamente com os serviços oferecidos pela política de Assistência Social no município de Maceió.

A palestra também abordou os atendimentos destinados às pessoas em situação de rua e mendicância, realizados pelo Serviço de Abordagem Social, e orientou os funcionários sobre como agir diante de casos de violação de direitos, como o abuso sexual. A psicóloga da Semdes, Verônica Serpa, enfatizou a importância de os profissionais estarem preparados para lidar com situações tão delicadas, especialmente em ambientes onde crianças e adolescentes estão presentes.

O gestor de segurança do Maceió Shopping, Cleidir Vieira, destacou a relevância da palestra para a equipe do estabelecimento, ressaltando que o conhecimento adquirido sobre a rede de proteção disponível para as vítimas de abuso e exploração sexual foi fundamental. A programação do Maio Laranja continuará nos próximos dias, com mais grupos de funcionários do shopping recebendo orientações e apresentações da Semdes e de instituições que atuam em prol dos direitos da criança e do adolescente.

O Maio Laranja é uma iniciativa da Subsecretaria da Primeira Infância, da Criança e do Adolescente, em parceria com a Coordenação Geral dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que visa conscientizar e combater a exploração sexual infantojuvenil. A programação se estenderá até o dia 18 de maio, contando com o apoio de diversas entidades, como a Secretaria Especial da Juventude e Lazer, a Secretaria de Comunicação, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, entre outros.

Dessa forma, iniciativas como essa são fundamentais para sensibilizar a sociedade sobre a importância de proteger e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes, combatendo ativamente a exploração sexual e outros tipos de violência. É essencial que a conscientização e a capacitação sejam disseminadas em diversos segmentos da sociedade, a fim de promover um ambiente mais seguro e acolhedor para as gerações futuras.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade