logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Fiscalizações em Maceió intensificam combate ao descarte irregular de resíduos urbanos

COMPARTILHE

A Autarquia de Limpeza Urbana realizou mais de 120 fiscalizações em 2025, de acordo com um relatório divulgado recentemente. Durante o período de janeiro a março deste ano, a equipe da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) intensificou suas atividades para combater infrações ambientais cometidas por empresas e cidadãos na capital.

Uma das infrações mais recorrentes identificadas pelas equipes de fiscalização foi o abandono de terrenos, que frequentemente se transformam em locais para o descarte irregular de resíduos. Essa prática representa mais de 40% das autuações realizadas pela Autarquia até o momento.

Para combater essa situação, as equipes da Alurb têm se dedicado a realizar rondas em diversos bairros da cidade, com o objetivo de coibir práticas que contribuem para os mais de 180 pontos crônicos de lixo identificados em Maceió. Além do abandono de terrenos, o descarte irregular de resíduos e infrações de grandes geradores também têm sido alvo de fiscalização.

Segundo Sasha Annet, coordenadora geral de fiscalização da Autarquia, é fundamental intensificar as ações de fiscalização para responsabilizar aqueles que não colaboram com a manutenção da limpeza da cidade e o bem-estar ambiental. Ela ressaltou que atitudes como o descarte irregular de lixo têm impactos negativos em toda a capital, podendo afetar até mesmo as praias e causar danos ambientais significativos.

Além das ações de fiscalização, a Autarquia tem promovido atividades que envolvem equipes de educação ambiental, com foco em grandes geradores de resíduos, como farmácias, clínicas odontológicas, padarias e açougues. Essas atividades visam conscientizar os proprietários sobre a correta destinação dos resíduos gerados por esses estabelecimentos, especialmente os resíduos hospitalares, que requerem cuidados especiais de descarte.

A coordenadora ressaltou a importância da colaboração da população na identificação e punição de infratores, destacando que denúncias podem ser feitas por meio do número 156, pelo Whatsapp (82) 98802-4834 ou pelo aplicativo Limpeza é Massa, disponível gratuitamente para Android e IOS. A intenção é educar os cidadãos e empresas para adotarem práticas corretas de descarte de resíduos, contribuindo assim para a manutenção da limpeza da cidade, a saúde da população e a preservação do meio ambiente.

Com informações e fotos da Prefeitura de Maceió

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade