logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Fiscalização da Semurb combate despejo irregular de esgoto na bacia de Maceió.

COMPARTILHE

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) iniciou uma operação de fiscalização para combater o despejo irregular de esgoto na bacia do Rio Jacarecica, em Maceió. A ação, que teve início no conjunto Henrique Equelman, no Antares, parte alta da cidade, contou com a participação da Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza (Alurb) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

O objetivo da operação é identificar e punir os responsáveis por lançamentos clandestinos de dejetos na rede de drenagem de águas pluviais, que estão prejudicando a qualidade da água dos rios da região. Segundo o agente de fiscalização ambiental da Semurb, Roberto Monteiro, a ação visa notificar e autuar os responsáveis pelos despejos irregulares.

Durante a fiscalização, foram identificados dois condomínios residenciais no Antares que estavam realizando o lançamento de efluentes na água através de suas estações de tratamento de esgoto. Foram solicitados documentos que comprovem a regularidade da operação dos equipamentos e análises da qualidade dos efluentes tratados.

Caso sejam encontradas irregularidades, os infratores estarão sujeitos às penalidades previstas no Código Municipal de Meio Ambiente. As sanções podem incluir embargos, interdições, multas e a obrigação de reparar eventuais danos ambientais. A fiscalização também contou com estudos preliminares da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que confirmaram o impacto dos despejos irregulares de esgoto doméstico e industrial no Rio Jacarecica.

A operação da Semurb continuará em outros pontos da cidade para reduzir os impactos ambientais causados pelo despejo irregular de esgoto nos mananciais urbanos. A população também está sendo orientada sobre a destinação correta de esgotos e incentivada a solicitar a ligação predial, quando existir rede coletora de dejetos, para evitar a poluição dos rios.

A fiscalização é fundamental para garantir a preservação dos recursos hídricos e a qualidade de vida da população. Com a atuação conjunta dos órgãos responsáveis, espera-se combater efetivamente o despejo irregular de esgoto na bacia do Rio Jacarecica e promover a conscientização ambiental na região.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade