O Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua de Maceió está promovendo festejos juninos para pessoas em situação de rua que são assistidas pelos equipamentos da Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar de Maceió (Semdes).
A primeira ação ocorreu nesta quinta-feira (15), no Centro Pop 2, localizado no Bairro Levada e contou com a participação de cerca de 80 usuários.Andreza Lima, 35 anos, utiliza diariamente o espaço do Centro Pop 2.
Ela contou sobre a felicidade em participar das festas e a gratidão por existir momentos de acolhimento para as pessoas em situação de rua.
A ação desse São João representa para mim, paz, amor e alegria, principalmente em poder confraternizar em uma época tão importante pra nós.
Só tenho a agradecer pelo suporte que a Prefeitura de Maceió está nos dando, revelou.Para o coordenador-geral dos Centros Pops, Milton Junior, a atividade é uma demonstração da democratização da cultura nordestina para garantir aos mais vulneráveis a participação social e cultural dos festejos juninos.
Ficamos com o coração cheio de gratidão em proporcionar uma festa linda e contemplar nossos usuários com muito forró e comidas típicas de São João.
É uma ação contínua da Semdes e que só tem a crescer e beneficiar os maceioenses, destaca.A programação iniciou na última quarta-feira (14), no Centro Pop 1, no Jaraguá, e se encerra na próxima sexta-feira (16), no Centro Pop 3, no Benedito Bentes.
A expectativa é que a iniciativa beneficie cerca de 300 pessoas, que são usuárias do serviço especializado para população em situação de rua de Maceió.O secretário de Desenvolvimento Social de Maceió, Fernando Davino, destacou o trabalho que é feito pelos profissionais da Semdes para elevar a autoestima dos usuários.
Nas nossas unidades, temos a satisfação de nessas épocas, trabalhar a inclusão por meio da tradição das festas juninas.
É muito importante que não deixemos morrer a cultura nordestina.
É isso que queremos passar para os usuários da assistência social, afirmou.No São João do Centro Pop teve quadrilha, coroação da rainha e do rei do milho, trio pé de serra e mesa de comidas típicas.
Os usuários festejaram com muita alegria e descontração.Samara de Oliveira, 53 anos, vem de outro estado e se emocionou com o acolhimento humanizado que recebeu em Maceió.
É uma honra ver, pela primeira vez, pessoas em situação de rua com tanta felicidade e acolhimento.
São momentos como esse que vemos um propósito na vida, finalizou.
Cerca de 300 pessoas em situação de rua participem dos festejos juninos.
Fotos: Matheus Silvino (estagiário)/Ascom Semdes Tags:assistência socialSemdesCentro Pop 2população em situação de ruafesta juninaCentro POPprefeitura de maceió SEMDESSecretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar Avenida Comendador Leão, 1.383 – Poço CEP 57025-000 // Telefone: (82) 3312-5900 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h