logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Farmácia em Maceió é interditada por comercialização de medicamentos controlados sem receita médica e falta de alvará sanitário.

COMPARTILHE

 

A Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) realizou uma ação de interdição em uma farmácia localizada no Village Campestre nesta terça-feira (19). Durante a fiscalização, a equipe do órgão constatou diversas irregularidades, incluindo a venda de medicamentos controlados sem receita médica e a ausência de alvará sanitário para o funcionamento do estabelecimento.

Além disso, foi observado que a farmácia não contava com a presença de um responsável técnico, algo obrigatório nesse tipo de comércio, e também não possuía a documentação necessária para cumprir as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No local, foram encontradas evidências de distribuição de medicamentos sem receita médica e realização de procedimentos proibidos pela Vigilância Sanitária.

De acordo com o chefe especial da Visa, Airton Santos, a farmácia terá um prazo de 90 dias para se adequar à legislação sanitária e solicitar a desinterdição. Além disso, a empresa foi autuada e deverá responder a um processo administrativo. As penalidades incluem multas que variam de R$180 a R$38 mil, em caso de reincidência.

Airton Santos ressaltou a importância de os representantes desses estabelecimentos se conscientizarem sobre as normas sanitárias, a fim de garantir a saúde dos consumidores. Segundo ele, o compromisso da Visa é assegurar a saúde da população, por isso existem normas sanitárias a serem seguidas. Adequar-se aos padrões da Anvisa e da Visa significa assumir um compromisso com a saúde pública.

A Visa também reforça a importância da denúncia por parte dos cidadãos. Caso sejam observadas irregularidades em estabelecimentos que não estejam de acordo com as normas sanitárias e que representem riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato pelo telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24 horas por dia, todos os dias. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

Por fim, a Visa ressalta a importância de todos os estabelecimentos comerciais cumprirem as normas sanitárias estabelecidas, visando à segurança e ao bem-estar da população. A fiscalização continuará atuando de forma rigorosa para garantir o cumprimento dessas normas e coibir práticas irregulares que possam colocar em risco a saúde dos consumidores.

Imagem: Cortesia

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade