A Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) iniciou o pagamento do auxílio-moradia, nesta sexta-feira (21), para as famílias que ficaram desabrigadas e desalojadas e permaneceram nos abrigos provisórios montados nas escolas Rui Palmeira, no Vergel do Lago, e Nosso Lar, na Ponta Grossa. As famílias já estão deixando as duas unidades municipais de ensino.
Ao todo, 99 famílias vão receber o auxílio-moradia no valor de R$ 250,00. São 57 famílias da Escola Municipal Rui Palmeira e 42 da Escola Municipal Nosso Lar. O benefício é concedido por um período de um ano, podendo ser renovado por igual prazo.
De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, as famílias afetadas pelas chuvas já estão recebendo os cheques. “Estamos agilizando o processo para a concessão do auxílio-moradia, a fim de que essas famílias possam recomeçar a vida o mais rápido possível”, disse.
O Município já paga auxílio-moradia para três mil famílias. A maioria vítimas das chuvas de 2022. O benefício foi renovado por mais um ano.
Auxílio-moradia
O auxílio-moradia é um benefício eventual de caráter suplementar e temporário destinado ao atendimento exclusivo de famílias com filhos, domiciliadas no município de Maceió, em situação de vulnerabilidade social temporária, situação de calamidade pública, como incêndios, desabamentos, deslizamentos, alagamentos, que tiveram perdas parciais ou totais de moradia, objetos ou utensílios pessoais e se encontram temporária ou definitivamente desalojados ou desabrigados.
Para ter acesso a esses benefícios, além de comprovar domicílio no município de Maceió, é necessário ter renda per capita mensal da família igual ou inferior a um quarto do salário mínimo e ter passado pela avaliação socioeconômica do Serviço Social da Semdes. As famílias que estão dentro deste perfil recebem o auxílio-moradia no valor de R$ 250,00 para pagamento das despesas de locação residencial.
O auxílio-moradia será concedido por um período de um ano, podendo ser renovado por igual prazo. As famílias devem ser encaminhadas pela Defesa Civil.