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Famílias de Maceió recebem cordão de identificação do autista para garantir direitos das pessoas com TEA na capital.

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Além da carteira, famílias recebem também um porta-cartão e o cordão de identificação do autista. Foto: Ascom Semdes

Famílias de Maceió que solicitaram a Carteira de Identificação do Autista agora têm mais um recurso para facilitar a visualização do tipo de deficiência de seus entes queridos. Além do cartão de identificação, as famílias estão recebendo um cordão de identificação do autista, uma iniciativa que visa garantir os direitos das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na capital alagoana.

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) já emitiu cerca de 1.700 carteiras de identificação para autistas em Maceió. Antes, apenas o cartão de identificação era entregue, mas agora as famílias também recebem um porta-cartão e o cordão de identificação, o que facilita a identificação do autista em locais públicos.

Além da emissão da carteira de identificação, a Prefeitura de Maceió oferece uma série de serviços para pessoas com TEA. Entre eles, estão auxiliares de sala nas escolas, atendimento educacional especializado, gratuidade no transporte público com o Cartão Vamu Especial, assento preferencial nos ônibus, prioridade no cadastro habitacional e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O BPC é um auxílio da política pública de assistência social do Brasil, destinado a pessoas diagnosticadas com TEA. Para ter acesso ao benefício, é necessário apresentar um laudo médico que comprove a condição de autismo, além de comprovar que a renda familiar per capita é de até ¼ do salário mínimo.

Em Maceió, a solicitação do BPC pode ser feita no Centro de Atendimento Socioassistencial (Casa) ou na sede do Cadastro Único, sem necessidade de agendamento. Os endereços estão disponíveis para consulta e o horário de atendimento é das 8h às 16h.

Para solicitar a Carteira de Identificação do Autista, os interessados devem se dirigir à sede da Semdes, munidos dos documentos necessários, como RG, CPF, comprovante de residência, certidão de nascimento, fotos 3×4, relatório médico que identifique o TEA, entre outros. O horário de atendimento é das 8h às 14h.

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Maceió reforça seu compromisso com a inclusão e o bem-estar das pessoas com autismo na cidade, garantindo acesso a serviços e benefícios essenciais para a qualidade de vida desses cidadãos.