logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Famílias de autistas em Maceió devem buscar Carteira de Identificação na Semdes para garantir atendimento prioritário

COMPARTILHE

Retirada da Carteira do Autista pode ser feita na sede da Semdes. Foto: Vanessa Napoleão/ Ascom Semdes

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) de Maceió alerta as famílias que já solicitaram a Carteira de Identificação do Autista e ainda não fizeram a retirada do documento. De acordo com levantamento realizado pela Semdes, aproximadamente 200 carteiras ainda não foram entregues devido ao não comparecimento dos responsáveis, o que gera preocupação em relação à importância da identificação para garantir o atendimento preferencial.

A assistente social da Semdes, Rachel Ferreira, ressaltou a necessidade da retirada da carteira, enfatizando que o documento é fundamental para priorizar o atendimento e o acesso aos serviços públicos e privados. “É de extrema importância que os pais e responsáveis venham buscar a carteira de identificação, que é um direito do autista para receber atendimento prioritário”, explicou.

Para solicitar a Carteira de Identificação do Autista de Maceió, os interessados podem procurar as instituições que atendem esse público ou se dirigir à sede da Semdes, caso não sejam vinculados a nenhuma entidade. Além disso, é necessário apresentar RG e CPF dos pais e do usuário, comprovante de residência, certidão de nascimento do usuário, duas fotos 3×4, relatório médico ou atestado médico que identifique o Transtorno do Espectro Autista, encaminhamento da instituição (se houver vínculo), termo de responsabilidade assinado na Semdes pelo responsável do usuário (para casos sem vinculação) e requerimento preenchido e assinado pelo responsável do usuário.

O atendimento para a retirada ou emissão da carteira é realizado na sede da Semdes, localizada na Avenida Comendador Leão, 1383, Poço, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h. Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (82) 3312-5911. A identificação do autista é essencial para assegurar seus direitos e facilitar o acesso aos serviços de saúde e assistência.