logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Executivo da Defesa Civil do RS visita Maceió para troca de experiências em technology.

COMPARTILHE

Maceió recebeu a visita do tenente-coronel Rafael Luft, executivo da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul, nos dias 28 e 29 de novembro. O principal objetivo da visita foi trocar experiências e conhecer as metodologias e processos aplicados à captura de imagens aéreas, além de outras atividades desenvolvidas pelo órgão.

Durante a visita, o tenente-coronel Luft teve a oportunidade de conhecer a base da Defesa Civil de Maceió, onde está localizado o Centro Integrado de Monitoramento e Alerta (CIMADEC), responsável por monitorar a situação dos bairros afetados pelo afundamento do solo, bem como emitir alertas relacionados às chuvas na capital. Ele também teve a chance de conhecer de perto o processo de monitoramento e as tecnologias envolvidas.

O tenente-coronel destacou a qualidade e a coragem da equipe da Defesa Civil de Maceió, ressaltando a importância da colaboração entre os estados em situações de desastres naturais. Além disso, ele pôde avaliar as tecnologias e equipamentos utilizados, assim como as metodologias de captura, processamento e análise de imagens, e como esses dados são aplicados em diversas áreas.

Durante as visitas de campo, Luft conheceu os bairros afetados pelo afundamento do solo devido à extração de sal-gema pela mineradora Braskem, bem como o bairro do Fernão Velho, onde foi possível entender o monitoramento de encostas com o Sistema Global de Navegação por Satélite (GNSS). Também foi realizada uma visita à Grota do Aterro, no bairro Novo Mundo, para apresentar o trabalho dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil nas regiões de vulnerabilidade social.

A troca de experiências entre a Defesa Civil de Maceió e a do Rio Grande do Sul é fundamental para o aprimoramento das técnicas e processos de atuação em situações de emergência. A colaboração entre os estados é essencial para garantir a segurança e bem-estar da população em momentos de crise.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade