Cerca de 230 alunos do 1º ao 5º anos da Escola Municipal Higino Belo, em Maceió, participaram da cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), nesta segunda-feira (11). O evento foi realizado no salão da Igreja Santa Rita, no bairro Farol, e contou com a presença dos pais dos estudantes, equipe da Polícia Militar de Alagoas (PM-AL), diretores, coordenadores, professoras e funcionários da escola.
A cerimônia começou com o canto do hino nacional e, em seguida, os alunos fizeram um juramento perante seus pais. Durante o evento, dois alunos, Júlio Guilherme e Alexia Ferreira, foram premiados por terem participado do concurso de redação do programa. Eles leram suas redações na frente do público. Além disso, um grupo de crianças apresentou uma performance de canto e gestos, destacando a importância da união e do acolhimento entre as pessoas.
A professora Suely de Fátima também foi homenageada pela sua dedicação e compromisso com o desenvolvimento dos alunos. A equipe do Proerd entregou os certificados de conclusão para os estudantes, que se mostraram conscientes da importância de dizer não às drogas, à violência e ao bullying.
A diretora da escola, Jesus Leal, expressou sua satisfação com a formatura: “Foi lindo demais ver nossos alunos formados conscientes de dizer não às drogas, à violência, ao bullying. Fiquei encantada”. Já a Coronel da PM-AL e gerente do Proerd, Valdenize Ferreira Lima, ressaltou a importância da parceria com a Secretaria de Educação de Maceió e destacou a gratificação em poder educar as crianças e promover o protagonismo delas.
Um dos estudantes, Adrian Alves, de 11 anos, demonstrou emoção e alegria com a formatura, afirmando que o programa vai ajudá-los na prevenção contra as drogas. Ele elogiou o Proerd, considerando-o um programa muito útil e lindo. Uma das mães presentes, Adriana Mercês, agradeceu a todos pelo trabalho desenvolvido com sua filha e ressaltou a importância do projeto em incentivar o desenvolvimento das crianças como bons cidadãos.
O Proerd é um programa educacional que visa estimular a prevenção às drogas através de atividades e dinâmicas em sala de aula. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Polícia Militar de Alagoas e a Secretaria Municipal de Educação de Maceió. O programa tem como objetivo conscientizar e capacitar os alunos para tomarem decisões seguras e responsáveis, promovendo uma cultura de paz e respeito.