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Estudantes de Maceió são avaliados em português e matemática para traçar estratégias educacionais e melhorar desempenho.

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Estudantes doa 1º aos 9º anos participam das avaliações. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

Os estudantes dos 1º aos 9º anos da Escola Municipal Maria de Lourdes Nunes Bezerra, situada no bairro Mangabeiras, foram submetidos a avaliações diagnósticas objetivas e de fluência em leitura nesta quinta-feira (4). O principal objetivo dessas atividades é avaliar o nível de proficiência dos alunos nas disciplinas de português e matemática, bem como sua capacidade de leitura, a fim de identificar em que estágio cada aluno se encontra e desenvolver estratégias educacionais para melhorar seu desempenho em sala de aula.

As avaliações diagnósticas foram realizadas pelos professores em sala de aula, com o apoio da Coordenação Técnica de Avaliação Externa e da Coordenação Técnica de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação de Maceió (Semed). A coordenadora pedagógica da escola, Darly Santana, explicou que essas avaliações são fundamentais para mapear o progresso dos alunos e identificar pontos fortes e fracos no ensino.

Durante as avaliações, os estudantes também participaram de testes de fluência em leitura, fornecidos pela Associação Bem Comum, uma ONG parceira que oferece assessoria educacional à Semed. A técnica pedagógica de Ensino Fundamental da Semed, Mayara Cordeiro, destacou a importância dessas avaliações para o planejamento das atividades futuras e para o desenvolvimento da leitura dos alunos.

Ao todo, aproximadamente 37 mil estudantes dessa modalidade de ensino participarão das avaliações, que tiveram início em fevereiro e devem se estender até a primeira semana de abril, com a divulgação dos resultados prevista para o dia 15 deste mês.

Os alunos, como Lorena Gomes, de 10 anos, do 5º ano, enfrentaram desafios durante as provas, mas destacaram a importância de estudar tanto na escola quanto em casa. Essas avaliações são essenciais para garantir um ensino de qualidade e auxiliar os professores na identificação das necessidades individuais dos alunos, visando a melhoria contínua do processo educacional.

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