Cerca de 30 estudantes dos 9º anos da Escola Municipal Dr.
José Haroldo da Costa, localizada no Tabuleiro do Martins realizaram, nesta quarta-feira (14), uma visita especial ao Memorial Pontes de Miranda, que fica no Centro de Maceió.
O local é um acervo histórico e cultural do Tribunal Regional do Trabalho.A atividade faz parte do programa Cidadania e Justiça na Escola, da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal), em parceria com a Secretaria de Educação de Maceió (Semed).Na ocasião, os alunos conheceram a vida e a obra do alagoano Francisco Cavalcanti Pontes de Miranda, um dos maiores juristas brasileiros do século XX, como também correspondências, manchetes de jornais, fotos, objetos e arquivos antigos sobre a história da Justiça de Alagoas, especialmente na capital.A estudante Joana Lima, 14 anos, contou que sonha em ser juíza e se sentiu lisonjeada em participar do programa.
“A ação foi maravilhosa.
A gente viu muitos assuntos que estamos aprendendo no 9º ano, por exemplo, a República Velha, a Nova, o trabalho dos escravizados no Brasil, também sobre Pontes de Miranda.
Essa visita me inspirou muito hoje”, revelou.A aluna Ticiane Barros, 14 anos, também disse que foi uma grande experiência.
“Eu gosto muito de visitar museus e conhecer várias histórias e, para mim, foi muito bom conhecer.
Gosto muito de coisas antigas, materiais, escrivaninhas, acho muito interessante.
Eu tinha pensado em fazer psicologia ou direito.
De alguma forma, essa ação significou muito para mim, porque além de ser um ensinamento para o colégio também é muito importante para várias carreiras”, revelou.Segundo a professora e pedagoga da Esmal, Luzia Rodrigues, o objetivo do programa é fazer com que os alunos saiam dos muros da escola e conheçam a obra de Pontes de Miranda e a memória da história alagoana.
Além disso, incentivar o conhecimento, tendo em vista a ligação da cultura à educação, deixando claro para esses meninos e meninas o sentido de pertencimento.”É muito importante eles conhecerem as obras e os espaços de memória.
Foi um momento de construir conhecimento, então a gente tem esse olhar para os alunos que vão fazer a prova Brasil e o Enem.
São com essas ações que damos continuidade ao que a escola já vem desenvolvendo, referente à cidadania do aluno”, destacou Luzia Rodrigues.Para Aline Machado, assessora técnica da Semed, é muito importante essa parceira entre a secretaria e a Esmal porque possibilita um espaço de conhecimento e memória cultural.”É um momento que possibilita a inserção desse aluno na cultura.
E os resultados são ótimos, inclusive teve uma aluna que conseguiu passar em direito na Ufal, inspirada por essa ação.
A gente percebe a mudança na comunidade das escolas que são inseridas no programa”, enfatizou Aline.Além da Haroldo da Costa, mais cinco escolas participam do programa.
Antídio Vieira, Silvestre Péricles, João Sampaio, Pompeu Sarmento e a Zumbi dos Palmares.
São unidades escolares municipais que têm mais vulnerabilidade e que precisam deste suporte.
No programa, são realizadas palestras e ações práticas sobre diversos assuntos, como combate ao bullying, ao trabalho infantil, saúde mental na escola, entre outros.Também estavam presentes na atividade, os professores Wilson José e Maria Sandra; a assessora técnica da Semed, Aline Machado; a pedagoga da Esmal, Luzia Rodrigues e o historiador, Osvaldo Zaidan, que ficou responsável por fazer a visita guiada.
Ação contou com a participação de alunos e comunidade escolar da Haroldo da Costa.
Fotos: Thony Nunes/Ascom Semed Tags:Educaçãosemed maceióHistória da justiça alagoanavisitaprefeitura de maceió SEMEDSecretaria Municipal de Educação Rua General Hermes, 1199 – Cambona CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.