Estudantes da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), da rede municipal de ensino de Maceió, tiveram a oportunidade de participar da Feira Cultural de Rua do Centro Universitário Cesmac, no Farol, na última quinta-feira (30). O evento contou com diversas atividades culturais e a presença de alunos de escolas municipais, além do apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió.
A feira começou com um belo concerto natalino das crianças da Escola Jarede Viana, que encantaram o público com suas performances de flautas e coral de vozes. Em seguida, os alunos das escolas municipais Neide França e Zumbi dos Palmares apresentaram danças culturais, como as “Baianas” e “Nega da Costa”. Além disso, o ônibus da Biblioteca Móvel estava estacionado no evento, proporcionando momentos de leitura e contação de histórias para as crianças presentes.
O vice-reitor do Cesmac, Douglas Apratto, esteve presente e aproveitou a oportunidade para parabenizar e comemorar a participação da Semed no evento. Ele destacou a importância da parceria entre a universidade e a secretaria para a comunidade. Apratto também agradeceu ao prefeito JHC e à secretária Jó Pereira pelo apoio.
Durante a feira, os estudantes da EJAI tiveram a oportunidade de expor e vender seus próprios produtos, como quebra-queixo, bordados, empadas, bolos e artesanatos. Esses trabalhos são resultados da disciplina “Educação e Mercado de Trabalho”, que faz parte da matriz curricular do segmento. Ricardo Almeida, coordenador da Coordenadoria-técnica da EJAI, ressaltou a importância desse momento para os estudantes, pois além de trocarem experiências culturais, eles também puderam aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula em suas vidas.
A professora Catiucha Macedo, da Escola Dom Antônio Brandão, que estava dando suporte aos estudantes nas vendas, expressou sua satisfação em ver os alunos sendo protagonistas de seus próprios negócios. Ela ressaltou o entusiasmo e a motivação dos estudantes em participar da feira, e acredita que essa experiência será um impulso para que eles vendam seus produtos em outros lugares.
Um dos alunos, José Mario da Silva, de 64 anos, vende quebra-queixo há quatro anos e contou que foi motivado a retomar o negócio através do incentivo da coordenação e professoras da escola. Ele ficou muito satisfeito com a feira e acredita que será um sucesso até o final. José Mario elogiou o trabalho da escola, que sempre os orienta a serem empreendedores.
A Feira Cultural de Rua do Centro Universitário Cesmac proporcionou uma experiência enriquecedora para os estudantes da EJAI, que tiveram a oportunidade de mostrar seus talentos e habilidades, além de vivenciarem momentos de cultura e troca de conhecimentos. Fica evidente a importância dessas atividades extracurriculares na formação dos alunos, contribuindo para o desenvolvimento de suas habilidades e preparando-os para o mercado de trabalho.