Neste domingo (21), o Estádio Rei Pelé foi palco de um evento esportivo emocionante: a estreia do Campeonato Alagoano de Futebol em Maceió. Fruto de uma parceria histórica entre a Prefeitura de Maceió e a Federação Alagoana de Futebol (FAF), essa jornada esportiva inédita tem como tema o slogan “Alagoano é Massa 2024”. Além disso, essa parceria ainda renderá a maior competição comunitária de futebol já realizada na capital, a Copa Maceió é Massa.
A competição teve início em Penedo, no sábado (20), com a partida entre Penedense 0 x 1 CRB, que foi histórica, já que o Penedense é o time mais antigo do estado e retorna ao campeonato alagoano depois de 50 anos na segunda divisão. No domingo (21), os jogos foram entre CSA e Coruripe, em Maceió, e ASA x Cruzeiro, em Arapiraca, no estádio Coaracy Fonseca. Com isso, os quatro times completaram a primeira rodada da competição.
Durante a partida realizada no Estádio Rei Pelé entre CSA e Coruripe, a inclusão também foi destaque. A Torcida Inclusiva do CSA marcou presença e recebeu uma bola autografada pelo capitão do tetra, o Cafú. Essa ação foi mediada pela Prefeitura Municipal e aprovada pela torcida. “Já tínhamos vindo, mas não foi com a torcida inclusiva. Esse ano estreamos com esse convite e sempre tentamos incluir o Felipe nas nossas programações, então vai ser massa”, disse Kátia, mãe do pequeno Felipe, diagnosticado com TEA.
Os jogos do campeonato estão sendo transmitidos pela Band Nordeste e pelos canais do YouTube FAF TV e NOSSO FUTEBOL. O Campeonato Alagoano, que acontece há quase 100 anos, é reconhecido como um dos eventos mais importantes de Alagoas e do Nordeste. A final está marcada para o dia 6 de abril.
Além dos tradicionais times CRB e CSA, participam do campeonato ASA, CSE, Coruripe, Cruzeiro, Murici e Penedense. Juntos, CSA e CRB somam 77 dos 93 títulos disputados.
A Copa Maceió é Massa, que também faz parte dessa parceria entre a Prefeitura de Maceió e a FAF, terá três modalidades: feminino, masculino de 15 a 18 anos e masculino livre. As inscrições para o campeonato começam ainda este mês, e serão distribuídos mais de R$125 mil em premiações para os times.
A ação da prefeitura vai além dos campos de jogo. Durante as partidas, serão realizadas várias ações para promover a integração e o desenvolvimento local, levando o Banco da Mulher Empreendedora, as cooperativas de reciclagem e o Centro de Atendimento ao Turista para os municípios do interior, incentivando o empreendedorismo e promovendo a sustentabilidade.
Além disso, a prefeitura oferecerá serviços como o Agendamento da Praia Acessível e inscrições para a Academia do Povo nos jogos realizados no Estádio Rei Pelé. Essas iniciativas visam não apenas promover o esporte, mas também proporcionar experiências e oportunidades para a população local, visando o bem-estar de todos.
Em resumo, a estreia do Campeonato Alagoano de Futebol em Maceió marcou o início de uma jornada esportiva inédita e emocionante. Essa parceria entre a Prefeitura de Maceió e a FAF renderá não apenas o campeonato alagoano, mas também a Copa Maceió é Massa, a maior competição comunitária de futebol já realizada na capital. Além disso, a inclusão e a promoção de serviços e oportunidades para a população local são pilares fundamentais dessa iniciativa. O esporte e a emoção estão no ar, e os torcedores já estão ansiosos pelos próximos jogos.