logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Escola Municipal Pedro Suruagy realiza gincana em alusão ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil

COMPARTILHE

Estudantes da Pedro Suruagy se divertiram em atividades de prevenção contra o trabalho infantil. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

Em alusão ao Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, celebrado nesta segunda-feira (12), estudantes da Escola Municipal Pedro Suruagy, localizada no bairro Tabuleiro do Martins, participaram de uma programação especial.Recheada de dinâmicas e brincadeiras, a programação contou com a realização de uma gincana, apresentação teatral, pinturas no rosto e muita música.

A intenção é promover a participação da unidade de ensino na vida dos estudantes, tendo como ponto de partida o combate à evasão escolar e o combater à exploração do trabalho infantil.A unidade escolar, que atende 308 alunos, do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental, promoveu atividades para orientar os alunos.

Os estudantes também ganharam pipoca e algodão doce.

As atividades foram feitas pelos próprios professores da escola.Segundo a diretora escolar, Tânia Maria Frazão, o assunto é trabalhado com os alunos desde o primeiro ano de forma bem lúdica, através do desenho, música e outras modalidades.

“Foi um projeto que a escola recebeu com imenso carinho e que agregou aos projetos de atividades realizados em sala de aula sobre o assunto.

Fazemos esse trabalho para todas as crianças e, a partir daí, vimos um crescente desenvolvimento no cotidiano escolar”, explicou a diretora.O estudante do 4º ano, Wesley Gustavo, 9 anos, apesar da pouca idade, já entende que lugar de criança é na escola.

“Aprendi hoje que o trabalho infantil é uma exploração e que não deveria existir, porque o lugar da criança é na escola.

A criança tem que estudar, brincar e arrumar o seu quarto.

Eu gosto de brincar de bola, pega-pega, esconde-esconde.

Contei a meus pais que o trabalho infantil não deveria existir e eles me responderam que eu estava certo”, disse.Já Maria Eduarda Ferreira, 7 anos, aluna do 2º ano, aprendeu que as crianças não podem trabalhar na rua.

“O trabalho infantil é uma coisa ruim, não pode.

As crianças não podem trabalhar, elas só podem ajudar a mãe, o pai, à avó, mas em casa só com o que é possível fazer”, revelou.Na ocasião, uma equipe do setor de Centros e Núcleos, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entregou kits com informações sobre a data e com recursos pedagógicos para o desenvolvimento do projeto Resgate à Infância – MPT na Escola.

De acordo com a técnica Maria Betânia Marques, ações como esta são de grande importância para o ensino e a aprendizagem do aluno, bem como para o desenvolvimento de suas habilidades críticas.

“Quando a gente combate o trabalho infantil estamos garantindo o que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente, que a criança deve estar dentro da escola para aprender, crescer, desenvolver suas habilidades, enquanto criança através do brincar, do aprender, do se alimentar.

E sempre estando dentro da escola essa criança vai desenvolver muitas habilidades”, ressaltou.Resgate à InfânciaO programa Resgate à Infância é executado no Município desde 2018, em parceria com o Ministério Público do Trabalho.

A iniciativa visa conscientizar os alunos da rede pública municipal de ensino sobre a importância do combate ao trabalho infantil por meio de expressões artísticas, que concorrem a prêmios.Atividades lúdicas, palestras, acordos de cooperação e outras ações fazem parte do programa.

O objetivo é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil.O Prêmio MPT na Escola é uma culminância do projeto Resgate à Infância e passa por três etapas até sua finalização.

A primeira é a municipal, a segunda é a etapa estadual e a terceira é a nacional.

É uma premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos das escolas participantes.A Escola Municipal Pedro Suruagy tem histórico de destaque no projeto.

Nas últimas edições também recebeu premiação na categoria música.

Em 2018 ficou com o 2° lugar e em 2019 foi a campeã, representando Alagoas em Brasília.Em 2023, cerca de 20 escolas municipais de Maceió participam do projeto, que tem como tema “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”.

Um total de 1.784 alunos dos anos iniciais (1º ao 5º) e 710 estudantes dos anos finais (6º ao 9º) se inscreveram para participar.

Gincana contou com apresentações culturais, pinturas no rosto, cartazes, música, leituras e muito mais.

Fotos: Thony Nunes/Ascom Semed Tags:Educaçãosemed maceióDia Mundial de Combate ao Trabalho Infantilprefeitura de maceió SEMEDSecretaria Municipal de Educação Rua General Hermes, 1199 – Cambona CEP 57017-201 // Telefone: (82) 3312-5608 Horário de atendimento: segunda a sexta, de 8h às 14h.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade