logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Escola Municipal Jaime Miranda inicia aplicação da prova Saeb com alunos do 9º ano no projeto “Se Liga no Ideb!”

COMPARTILHE

Alunos da Escola Jaime Miranda realizam prova Saeb. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) deu início à aplicação das provas do Sistema Brasileiro de Avaliação do Ensino Básico (Saeb) nas escolas da rede municipal de ensino, após meses de preparação por meio do projeto “Se Liga no Ideb!”. A expectativa é que 7.409 alunos dos 5º e 9º anos, de 91 unidades escolares, respondam os testes até o dia 14 de novembro.

Nas escolas, os estudantes têm sido recebidos pela equipe pedagógica e participado de momentos de descontração, com música e lanche, além de receberem kits com materiais para a realização da prova.

Na última segunda-feira (30), foi a vez dos alunos do 9º ano da Escola Municipal Jaime Amorim Miranda, no Bairro Tabuleiro do Martins, responderem às questões do Saeb. Victor Silva, aluno de 15 anos, expressou a importância da avaliação para sua escola. Ele afirmou que nos últimos meses os professores têm se dedicado muito, tirando dúvidas, corrigindo provas e revisando assuntos. Victor ressaltou que essa dedicação é uma novidade para ele e para a escola, e que puderam participar ativamente do IDEB, do quiz e se preparar para esse momento. Suas expectativas para a prova são as melhores.

Jaqueline Ávila, diretora da Escola Jaime Miranda, aproveitou a ocasião para agradecer a todos os envolvidos na preparação e ativação da unidade. Ela afirmou que foi um movimento gigante, lindo e incrível para dar o melhor para os estudantes. Agora que os alunos já fizeram a prova, a diretora pode apenas esperar alcançar o melhor resultado.

A Semed, por meio do projeto “Se Liga no Ideb!”, disponibilizou materiais de apoio, como apostilas e exercícios, para que os estudantes pudessem continuar estudando em casa. A subsecretária de gestão pedagógica, Maria Vilma, ressaltou o compromisso da pasta com o desempenho dos alunos na avaliação. Segundo ela, a prova Saeb é a última etapa de um processo iniciado com a estruturação do projeto. Durante os últimos meses, os alunos da rede municipal participaram de uma série de ações e atividades lúdicas, com premiações e incentivo à educação.

A secretária de Educação de Maceió, Jó Pereira, agradeceu o empenho de todo corpo técnico da Semed, da gestão do prefeito JHC e dos parceiros, como o Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM), que colaboraram para a promoção da aprendizagem de milhares de alunos da capital por meio do Se Liga no Ideb. Ela destacou que todas as ações realizadas tiveram como foco a aprendizagem de forma lúdica, estimulando o gosto pelo aprender e a participação dos estudantes.

O Saeb é um conjunto de avaliações que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira. Suas médias de desempenho, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono do Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O Ideb avalia a qualidade da educação com base no fluxo escolar e nas médias de desempenho nas avaliações, influenciando as políticas públicas para a melhoria da qualidade da educação.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade