logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento classifica 43 alunos para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico

COMPARTILHE

 

A Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento, localizada no bairro Barro Duro, participou pela primeira vez da Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL) e teve um excelente desempenho. Ao todo, 43 alunos da escola conseguiram boas notas e foram classificados para a segunda fase da competição. Essa escola é conhecida por suas conquistas em olimpíadas nacionais e regionais, sendo uma referência em medalhas.

A primeira fase da OBRL aconteceu na primeira quinzena de setembro e contou com a participação de 150 alunos do 4⁰ ao 9º ano do Ensino Fundamental. Desses, 18 estudantes do 4º e 5º anos e 25 do 6º ao 9º ano garantiram vagas para a segunda fase. A prova da segunda fase será realizada no dia 6 de outubro, na própria escola. Caso obtenham boas notas, esses alunos contribuirão para o acúmulo de medalhas nacionais para a Pompeu Sarmento.

O professor de matemática da escola, Geraldo Ferreira, comemorou o desempenho dos alunos e expressou suas expectativas para a segunda fase da competição. Segundo ele, a escola está levando um número considerável de alunos para a segunda etapa e tem ótimas expectativas para suas participações.

A preparação para a primeira fase da OBRL envolveu a resolução de questões de raciocínio lógico usadas em provas anteriores. O professor Geraldo Ferreira destacou que a ideia de participar dessa olimpíada partiu dos próprios estudantes, que pesquisaram sobre ela e sugeriram a participação. Ele também revelou que a OBRL será incluída no calendário da escola a partir de 2024.

Um dos alunos da Pompeu Sarmento, Esdras Pereira da Silva Santos, de 11 anos, obteve a maior nota da escola na primeira fase da competição. Ele expressou gratidão aos seus professores e ressaltou a importância de participar de olimpíadas e estudar muito. Esdras também conquistou uma medalha de bronze na Olimpíada Mandacaru de Matemática, sendo o único medalhista da Pompeu Sarmento este ano.

Os alunos classificados terão duas semanas de preparação para a segunda fase da OBRL. O professor Geraldo Ferreira afirmou que continuarão a resolver questões de provas anteriores durante esse período. Ele destacou o entusiasmo dos alunos após participarem pela primeira vez de uma olimpíada de raciocínio lógico e ressaltou a satisfação que eles sentem ao verem seus nomes na lista de classificados.

Além dos benefícios individuais para os alunos, a participação em olimpíadas nacionais potencializa a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas. O professor Geraldo Ferreira ressaltou a importância dessa participação e o apoio da coordenação pedagógica, gestão escolar e professores para o envolvimento dos alunos em olimpíadas.

A Escola Municipal Doutor Pompeu Sarmento já conquistou diversas medalhas em olimpíadas de diferentes áreas do conhecimento ao longo deste ano. Destacam-se as duas medalhas na Olimpíada Canguru de Matemática, sendo uma de bronze e uma de honra ao mérito, a medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e a medalha de bronze na Olimpíada Mandacaru de Matemática. Além disso, a escola conquistou 189 medalhas na Mostra Brasileira de Foguetes, sendo 118 de ouro, 54 de prata e 17 de bronze.

No ano passado, a escola municipal conquistou uma medalha de ouro e cinco de prata na 2ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), em sua primeira participação. Em 2022, a escola foi premiada na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e na Olimpíada Canguru de Matemática. Neste ano, quatro alunos da Pompeu Sarmento receberam medalhas de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

A OBRL tem como objetivo aproximar as escolas do mundo desafiador dos jogos e desafios lógicos, estimulando a memória, a criatividade, a destreza e o pensamento lógico-analítico dos alunos. Essa competição pedagógica contribui para o desenvolvimento das habilidades e competências dos estudantes.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade