Durante todo o Verão Massayó, evento realizado no estacionamento de Jaraguá, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou uma estrutura com equipes multiprofissionais para prestar serviços de saúde ao público presente. Médicos e enfermeiros estavam disponíveis em dois postos de atendimento e em um mini ambulatório com suporte de oxigênio, com o objetivo de prestar os primeiros socorros e garantir a assistência necessária durante todo o festival.
A equipe da SMS disponibilizou serviços de urgência e emergência, como aferição de pressão, glicemia, administração de medicação, curativos e suporte de oxigênio, para atender a todas as pessoas que exageraram na “emoção” do festival. Durante os dois finais de semana em que ocorreu o evento, foram registrados 641 atendimentos nos postos médicos, além de 22 transferências para Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) na Capital.
A presença dos postos de atendimento no local garantiu a segurança e o atendimento imediato a todos que precisaram de assistência em saúde. Segundo Beatriz Souza, responsável técnica da SMS, essa iniciativa foi fundamental para que as pessoas pudessem se divertir e serem cuidadas adequadamente, evitando problemas mais graves.
Confira abaixo como foram os atendimentos nos postos médicos durante o festival:
– Dia 12/01/2024: Foram realizados 50 atendimentos, sendo 15 no camarote, 20 na pista lateral (com 1 transferência) e 15 na pista PCD.
– Dia 13/01/2024: Foram realizados 104 atendimentos, sendo 33 no camarote (com 2 transferências), 24 na pista lateral e 47 na pista PCD (com 1 transferência).
– Dia 14/01/2024: Foram realizados 147 atendimentos, sendo 41 no camarote (com 3 transferências), 42 na pista lateral (com 1 transferência) e 64 na pista PCD (com 2 transferências).
– Dia 19/01/2024: Foram realizados 73 atendimentos, sendo 28 no camarote (com 2 transferências), 26 na pista lateral (com 1 transferência) e 19 na pista PCD.
– Dia 20/01/2024: Foram realizados 126 atendimentos, sendo 30 no camarote, 36 na pista lateral e 60 na pista PCD (com 3 transferências).
– Dia 21/01/2024: Foram realizados 141 atendimentos, sendo 45 no camarote (com 3 transferências), 33 na pista lateral (com 1 transferência) e 63 na pista PCD (com 2 transferências).
Durante todo o evento, foram montados três pontos de atendimento para garantir o atendimento rápido e eficiente aos participantes. Essa iniciativa da SMS reforça o compromisso em proporcionar cuidados de saúde adequados e garantir o bem-estar da população em eventos públicos.













