As equipes da Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) estão prontas para receber as famílias da região do Mutange que desejarem ser acolhidas nos abrigos provisórios montados pela Prefeitura de Maceió. Esses abrigos estão localizados em seis escolas municipais e na Casa de Passagem Familiar, no bairro Jaraguá.
Até o momento, duas localidades já receberam famílias: a Escola Pompeu Sarmento, no Barro Duro, e a Casa de Passagem Familiar, no Jaraguá. Ao todo, 83 pessoas aceitaram ir para os abrigos, porém a maioria optou por se hospedar na casa de parentes ou amigos. No momento, existem 10 pessoas abrigadas na Casa de Passagem Familiar e 15 na Escola Pompeu Sarmento.
Todos os abrigos estão abastecidos com colchões, lençóis, kits de higiene pessoal e limpeza, além de água e alimentação. Além disso, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também estão presentes para prestar atendimento.
De acordo com a subsecretária de Assistência Social, Gal Souza, as equipes da Semdes estão disponíveis nos abrigos há mais de 24 horas. A Defesa Civil é responsável por convidar as famílias a aderirem voluntariamente aos abrigos e explicar os riscos iminentes de colapso da mina. A determinação do prefeito JHC e do secretário de Desenvolvimento Social, Fernando Davino, é resguardar vidas. Os abrigos provisórios têm capacidade para receber até cinco mil pessoas nos sete locais disponíveis, caso seja necessário.
Os abrigos provisórios estão montados em seis escolas municipais, sendo elas: Escola Maria José Carrascosa, no Poço, Escola Rui Palmeira, no Vergel, Escola Antídio Vieira, no Trapiche, Escola Brandão Lima, no Benedito Bentes e Escola Lenilton Alves, no Jacintinho, além da Escola Pompeu Sarmento, no Barro Duro, e a Casa de Passagem Familiar, no Jaraguá.
A transferência para os abrigos provisórios é realizada pela Defesa Civil de Maceió, que pode ser acionada pelo telefone 199. Até o momento, 83 pessoas já passaram pelos abrigos, buscando segurança e assistência nesse momento de crise.