Equipes de fiscalização da Operação Línguas Sujas, da Prefeitura de Maceió, flagraram nesta terça-feira (5) o despejo irregular de esgoto da BRK Ambiental na rede de águas pluviais, em dois pontos da Rua Joaquim Nabuco, no bairro Farol. As autuações foram emitidas devido a infrações que violam o Código Municipal de Meio Ambiente, o qual proíbe o lançamento de esgoto, mesmo que tratado, nas praias ou na rede de águas pluviais.
É importante ressaltar que a BRK, empresa encarregada do abastecimento de água e tratamento de esgoto na capital, possui histórico de reincidência em infrações ambientais, sendo responsável por metade das autuações emitidas pela pasta ambiental no mês de agosto deste ano.
A Operação Línguas Sujas, em andamento desde 2022, é uma iniciativa contínua que envolve equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).
“Durante a fiscalização, observamos uma quantidade significativa de esgoto sendo despejada no sistema de drenagem. Com isso, iniciamos uma inspeção minuciosa para verificar a responsabilidade, tendo em vista que a região possui sistema de saneamento e rede coletora de esgoto. Com os testes, foi comprovada as ligações clandestinas e agora a empresa terá que realizar o reparo”, afirmou o coordenador de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Marcos Cavalcanti, destacou o trabalho incansável das equipes de fiscalização nas ruas em prol da aplicação do Código Ambiental.
“Contamos com uma equipe eficiente e dedicada, que está nas ruas, todos os dias, para investigar denúncias e realizar fiscalizações. O lançamento irregular de esgoto é nocivo ao meio ambiente e à saúde pública. Estamos comprometidos em tomar medidas rigorosas para responsabilizar aqueles que violam nossas leis ambientais”, afirmou o secretário.
A população pode denunciar casos de vazamento de esgoto, ligações clandestinas ou águas contaminadas pelo número (82) 3312 5242 de segunda a sexta, das 9h às 14h ou enviando um e-mail para o endereço eletrônico: coord.fiscalizacaoambiental@sedet.maceio.al.gov.br.
Tags: operação linguas sujas, seminfra, Semurb, prefeitura de Maceió, autuação, esgoto irregular.