Um grupo de 19 profissionais da Defesa Civil de Maceió chegou a Jaguaruna/SC na última sexta-feira (10) para auxiliar nas ações de reconstrução e restabelecimento das cidades atingidas pelo desastre no Rio Grande do Sul. Com formação em áreas como geografia, geologia, engenharia civil, agrimensura, serviço social e psicologia, a equipe possui vasta experiência em atuações em desastres e irá colaborar com as defesas civis locais.
O coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre, ressaltou a importância da missão e a solidariedade do país em prol do Rio Grande do Sul. “Estamos chegando com conhecimento técnico, força e vontade de ajudar. É uma enorme satisfação podermos estar aqui nessa missão para amenizar a dor dos nossos irmãos gaúchos”, afirmou.
Após desembarcarem em Jaguaruna, a equipe embarcou em um voo com destino a Guarulho/SP, onde foram recebidos com aplausos pelos passageiros e cumprimentos do comandante. Dayane Alexandre, integrante da equipe, relatou a emoção de receber mensagens de apoio e agradecimentos. “É emocionante e recompensador saber que estamos contribuindo para o bem de tantas pessoas que precisam neste momento delicado que o Rio Grande do Sul está enfrentando”, disse.
Nos próximos dias, os profissionais da Defesa Civil de Maceió irão elaborar um plano de trabalho e atuarão durante 10 dias nas cidades atingidas pelo desastre. A colaboração desses agentes especializados é fundamental para a recuperação e reconstrução das áreas afetadas, demonstrando a união e solidariedade em momentos de crise.