A cidade de Maceió, capital do estado de Alagoas, foi o tema escolhido para a edição especial de verão da Harper’s Bazaar Brasil. A revista, fundada há 156 anos e considerada uma das mais tradicionais do segmento de moda, destacou diversos moradores locais que têm se destacado em diferentes áreas.
Além de personalidades já conhecidas nacionalmente, como o cantor Djavan, o cineasta Cacá Diegues e os artistas plásticos Jonathas de Andrade, Delson Uchôa, Maria Amélia Vieira, Ana Maia e Rosa Piatti, a edição de verão também deu espaço para jovens talentos da região. Entre eles, estão a estilista Julia Nogueira, o estilista Antonio Castro e os arquitetos Tiago Angeli e Ricardo Leão.
A publicação também fez um perfil de Marina Candia, primeira-dama de Maceió, empresária e influenciadora digital. Marina tem se destacado por seu trabalho na cidade e por sua presença nas redes sociais, onde compartilha dicas de moda, lifestyle e viagens.
Segundo Patricia Carta, publisher da Carta Editorial, responsável pela edição brasileira da Harper’s Bazaar, a revista quis mostrar os encantos de Maceió através do olhar dos próprios moradores. “Tudo feito sob a batuta de Kleber Matheus, nosso diretor criativo, com styling de Dudu Bertholini, figura mítica da moda nacional, o mais sensível para traduzir fundamento em poesia”, afirmou Patricia.
A revista, em suas 92 páginas, também deu destaque ao design local. Peças dos estilistas Alina Amaral e Giulio Marques, da ceramista Aline Angeli e das marcas de acessórios Lucia Bastos e Caleidoscópio, entre outros nomes locais, foram selecionadas para compor a curadoria da publicação.
Além disso, a Harper’s Bazaar Brasil contou com a colaboração de outros profissionais de Maceió, como o fotógrafo Carlos Davi, a consultora de marketing cultural Daniela Vasconcelos, o cineasta e fotógrafo Gabriel Novis e Famke Van Hagen.
Patrícia ressaltou a importância de valorizar a produção local e promover a brasilidade moderna. “No momento em que técnicas de handmade estão cada vez mais apreciadas no mundo, educamos o nosso olhar, que se volta para o que produzimos internamente e, a partir da valorização da produção local, reafirmamos a brasilidade moderna. Ainda que o movimento seja de fora para dentro, força o processo de decolonização pelo qual, finalmente, estamos passando”, concluiu.
A edição especial da Harper’s Bazaar Brasil, com foco em Maceió, certamente contribuirá para mostrar ao público nacional e internacional a riqueza cultural, a beleza natural e o talento dos moradores dessa cidade encantadora.