Dois projetos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Maceió foram os grandes vencedores durante o encerramento do 1º Ciclo de Inovação Aberta da cidade. A premiação aconteceu na última segunda-feira (8), no auditório da Prefeitura de Maceió, e contou com a participação de autoridades locais e especialistas da área de saúde.
Os projetos premiados, intitulados “Farmácia Municipal Maceió (FARMassa)” e “Ponto dos Remédios (Farma On)”, foram apresentados por Humberto dos Santos Buarque e Stevenson James Galvão, respectivamente. Ambos os projetos foram inscritos no Desafio 01, que tinha como objetivo melhorar os índices de medicamentos oferecidos pela Prefeitura de Maceió.
Segundo o secretário de Saúde de Maceió, Luiz Romero Farias, a premiação dos projetos é um grande avanço para a área da saúde na cidade. Ele ressaltou que as soluções apresentadas visam suprir as lacunas deixadas pelo sistema HORUS, utilizado atualmente para gerenciar os estoques de medicamentos das unidades de saúde.
Para Humberto dos Santos, um dos premiados, participar da iniciativa e contribuir para o desenvolvimento da cidade é motivo de orgulho. Ele destacou a importância da tecnologia e inovação para transformar a sociedade e moldar o comportamento das gerações.
O coordenador técnico de Suprimento de Medicamentos e Correlatos, Anderson Torres, também destacou a importância das soluções premiadas. Segundo ele, as soluções selecionadas facilitam as atividades dos profissionais do setor em diferentes níveis de atuação, desde a gestão de dados até a melhoria dos serviços prestados à população.
Ao final do processo, as equipes selecionadas terão a possibilidade de serem contratadas pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. O 1º Ciclo de Inovação Aberta da cidade contou com a participação de diversas instituições renomadas e teve como objetivo fomentar a tecnologia digital para a obtenção de soluções inovadoras que melhorem a vida dos cidadãos.